terça-feira, 10 de dezembro de 2013

TRIBUTO A MANDELA COM BIODANÇA.

     Tributo a Mandela com Biodança
Vamos fazer ( aqui em São Paulo) uma aula especial de Biodança, em homenagem a Mandela e à África. 
Estamos rendendo tributos a este ser especialíssimo, Nelson Mandela.
Em meio aos movimentos fortes, dinâmicos, inspirados pelas músicas africanas, vamos  nos lembrar de sua vida e principalmente de seus princípios. 
Estaremos também com esta aula, nos lembrando que a África é a mãe de todos os humanos, aqui no planeta.
Venha com disposição, pois vamos suar a camisa.
Quem fez esta aula/dança com o Ilson Barros, na ocasião comemorando os 20 anos de libertação de Mandela, simplesmente adorou. Vamos sair cansados, mas muito, muito leves e energizados,com a sensação de dever cumprido.      
Programa
 Introdução com um pequeno, mas contundente momento para:  
1- Uma breve biografia de Mandela,
2- Os princípios de Mandela-
3- Danças africanas abordadas em seus diversos ritmos e interesses:
a) Hino  do Congresso Nacional Africano, que funde com uma canção-
que trata especificamente da luta dos jovens na África do Sul.(Djavan)
b) Ancestralidade
c) África, mãe de todos
d) África: o primitivo, a soltura, o espontâneo, etc
e) Movimentos de clãs diversos                                                                                                                                                                f) Embalando a África
(Informe-se comigo )
Confira a poesia, cuja mensagem  permeou o vida de Madiba.   Espero que tenham                                                               visto o filme com o mesmo nome.

                                      Invictus
                                                                        William Ernest Henley  (1849-1903)
 Um século depois de escrito, o poema "Invictus" foi o que manteve acesa em Nelson Mandela, por 27 anos a esperança e a sanidade enquanto aprisionado em Robben Island cumprindo pena de trabalhos forçados.

Após ler a biografia de Mandela e de ver os filmes que tão realisticamente narram sua vida, pude ter uma pequena ideia, do tamanho que esse personagem, de fato, tem na história mundial. Entendi porque esse poema, traz palavras de força e determinação, e que não importa se ficaremos presos em nossas celas por 27 anos, seja ela numa África aterrorizada ou num escritório dentro de um arranha-céu, o importante é manter a sanidade da forma em que você acredita.
Nelson Mandela, Madiba para os africanos, a Reserva Moral e Cívica da República da África do Sul e dos países africanos mais próximos.   
  
                                 Invictus   ( Trad.Luis Eusébio)
Na noite que me cobre,
Negra como um poço de alto abaixo,
Agradeço quaisquer Deuses que existam
Pela minha alma inconquistável.

Na garra cruel das circunstâncias
Eu não recuei nem gritei.
Sob os golpes do acaso
Minha cabeça está sangrenta, mas ereta.
Além deste lugar de fúria e lágrimas
Só surge o horror das sombras,
E contudo a ameaça dos anos
Encontra e encontrar-me-á, sem temor.
Não importa a estreiteza do portão, ¹
Quão cheio de castigos a sentença, ²
Sou o dono do meu destino:
       Sou o capitão da minha alma. ³
  


¹ Alusão a Mateus 7:13-14;
² Referência à Biblía;
³ Declaração ateísta
Gosta também desta outra tradução (há várias)

Invictus (Trad: André C S Masini)

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

OBS.: Mandela, ainda em vida, recebeu de quase todos os países do globo, as mais altas  condecorações.

Princípios de Mandela:
O que mais me deixa interessado, é que são incríveis as semelhanças entre líderes. Buscam o melhor das pessoas não só com cobrança, mas auxiliam naquilo que precisam. Procuram ensinar com o exemplo… e como isso é difícil. Líderes nascem líderes, essa é a minha opinião. Um líder não precisa dizer que é líder, ele simplesmente é!
“A primeira coisa é ser honesto consigo mesmo. Você não pode nunca ter um impacto sobre a sociedade se não mudou a si próprio…” 

Liderar significa muitas vezes desagradar, não adianta. Madiba, como Nelson gostava de ser chamado, diz que “não pode ser líder aquele que não souber contrariar”.
De cada um, há muito a compreender.

“É melhor liderar de trás e colocar outros na frente, especialmente quando você celebra a vitória e quando coisas legais acontecem. Você assume a linha de frente quando há perigo.”

Deixo os últimos parágrafos da autobiografia desse herói, " Longa caminhada para a liberdade" no sentido literário da palavra:
“Caminhei muito aqui. Mas ao olhar para trás e ver o quanto percorri, logo percebi que posso admirar isso por apenas alguns instantes. Há muito a ser feito. Olho para a frente e vejo o quanto ainda temos o que andar nesse longo caminho para a libedade”.
E, de forma bem clara, minha vida é hoje um diário de aprendizado. O sentimento por trás disso não se explica com palavras, se explica em atitudes, em esforço, em superação, em ideais que talvez muitos ainda não entendam. Lutarei (em todos os sentidos) para ser um representante digno de todos, lendo, estudando, praticando, convivendo e ajudando. Tem algo forte me dizendo pra seguir em frente, apontar a mira certeira. Durmo todas as noites com a certeza do caminho bem traçado, firme por um trabalho feito com amor e dedicação, sem rasteiras.
Sinto algo especial no ar, mas… não sei, às vezes os sonhos parecem grandes demais.

 “Depois de escalar uma montanha muito alta, descobrimos que há muitas outras montanhas por escalar.”

 “Sei que vou encontrar muitas pedras no caminho, uma flor e dez espinhos mas não posso me curvar Pois o guerreiro de verdade é dentro da adversidade, persevera na humildade e mostra todo o seu valor.”

Eu  não nasci  para ser livre.   Eu nasci livre.  Livre em todos os sentidos.   ( Nelson Mandela)        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts