quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

LIVRO DE ARTISTA

O livro de artista é um produto da arte contemporânea, construído deliberadamente a partir de um suporte preexistente, o livro, que é o seu protótipo, e ao qual louva ou faz contraposição crítica. A página e a estrutura podem ser enaltecidas ou sofrer todas as possibilidades de injúria e objeção, até alcançarem o estatuto da escultura e abandonarem a condição objetiva de livro. (Paulo Silveira em “A página violada”, um livro-referência no assunto).
LIVRO DE ARTISTA
LIVRO / PATRIMÔNIO CULTURAL, EM CAMPANHA,
- A TERRA DOS LIVROS, DOS APAIXONADOS POR LIVROS –

DUCHAMP Marcel. Caixa-valise, múltiplo-instalação com 300 exemplares
(caixas verdes), contendo 69 itens  (1936/1941)
Em 2013, nos 40 anos sem Maria Martins, a campanhense, artista embaixatriz, ’femme du monde’, poeta, jornalista e escritora,  que com sua arte ocupa um importante espaço do cânone da arte brasileira  e internacional inspirou estudantes de sua terra natal com um projeto educativo – LIVRO DE ARTISTA, EM CAMPANHA, A TERRA DOS LIVROS E DOS AAPIXONADOS POR LIVROS –. Pois no passado, ela recebeu de presente, de Marcel Duchamp, um dos exemplares dessas famosas “caixas duchampianas”.
E agora décadas depois, com o citado projeto didático-pedagógico, idealizado pela pesquisadora Cristina Werneck, inúmeras atividades foram desenvolvidas de forma dialógica, interdisciplinar e transversal. Seus conterrâneos, estudantes e professores, da Escola Estadual Zoroastro de Oliveira, a partir da disciplina curricular Arte, Artes Visuais/Audiovisuais, do Livro, (da leitura literária e não literária) estão produzindo Livros com as riquezas de Campanha, a cidade-mãe do Sul de Minas, em todos os seus mais variados aspectos.
Mapa de toda a extensão da Campanha.

A grande Campanha, onde hoje se encontram quase duzentas cidades.
Estive lá e conferi! Extraordinário, o trabalho desenvolvido pelos alunos do 9º ano da Escola Estadual Zoroastro de Oliveira, na cidade da Campanha. Sob a coordenação dessa amiga Cristal, os professores e estudantes ficaram maravilhados ao descobrir que é possível construir originais e interessantes Livros de Artista. Tudo isso utilizando disciplinas curriculares e seus mais variados conteúdos, abordando temas transversais. Enfim apresentando toda a riqueza de Campanha: 
natural, social, política, econômica histórica, cultural, artística.É o que constatei com os primeiros trabalhos que foram expostos, no âmbito interno, por enquanto, apenas para a escola:
 
Os estudantes, autores dos Livros de Artista, se revezavam na divulgação dos trabalhos, aos demais colegas da escola. Todos apresentaram explicações consistentes e detalhadas, demonstrando o êxito do processo de ensino/aprendizagem.

 
A presença dos índios cataguás e dos quilombolas, na nossa região,
o que antecede a vinda do Ouvidor Cipriano José da Rocha,
se fez presente por meio de inúmeros trabalhos.

 
Foram bastante diversificadas as escolhas dos estudantes para a confecção dos vários Livros de Artista, inclusive com nossa história sendo escrita e ilustrada em quadrinhos.

 
Professores Vivi, Rosemary e Marquinhos, ao lado dos estudantes presentes, no momento da minha visita.

A nova diretora da EEZO, Professora Vânia Campos, que também participou ativamente do projeto, apreciando os trabalhos e verificando de perto o nível em que se encontram os estudantes da escola, que agora ela conduzirá.

Este será o Livro de Artista, no formato leque gigante, no qual aparecem os nomes de todas as cidades que se desmembraram da Campanha, suas filhas, netas e bisnetas, numa área que atinge o Sul e Sudoeste de Minas, inclusive parte de São Paulo.

Neste suporte tridimensional, outros estudantes optaram pela proposta de um Livro de Artista num formato de “Carta de Vinhos”, lembrando, inicialmente, aquele que é considerado o “Gutenberg Sul-Mineiro”, o Vigário Souza Lima, que na década de 1820 a 1830, além de  implantar tipografia e fábrica de tipos móveis, em Campanha, também foi o pioneiro na vitivinicultura sul-mineira.
 
Uma produção que, em função das condições extremamente favoráveis da região,
se estendeu pelas décadas seguintes, alcançando, inclusive,
na virada do século XIX para XX,  premiações internacionais com os vinhos produzidos pelos empresário vitivinicultor e também cervejeiro Lion.

Como um Livro de Artista, um livro manuscrito, e com caprichada caligrafia,
 estudantes apresentaram as Cartas do Ouvidor Cipriano José da Rocha (1737).
Para bem redigí-las, compreendê-las, eles utilizaram
dicionários de época e com grande entusiasmo
constataram a bela descrição que o missivista faz, ao se aproximar da região,  
onde hoje se encontra a cidade de Campanha:“As terras destas Minas é (são) uma dilatada Campanha do Rio Lambari para dentro. Exceto uma serra que tem seu princípio no mesmo rio e se dilata por espaço de uma légua, toda coberta de matos, por onde vem a estrada que mandei abrir e achei muito capaz.
São os ares muito alegres, de maravilhosa vista e
com melhor assento que as terras de São João del-Rei.”

Outro exemplar de Livro de Artista, teve seu formato escolhido, como um Arquivo, uma Caixa Mnemosyne, como um repositório da nossa memória.
Aqui está guardada a nossa história em fotografias.

 
Também a nossa pujante imprensa está presente no repertório temático dos Livros de Artista confeccionados. Outro grupo de estudantes se encantou com os inúmeros jornais editados em Campanha e as reivindicações abolicionista, feminista, republicana que figuravam em suas páginas.

A estudante Isabela Souza confeccionou o Livro de Artista, após participar de aulas e oficinas com a pesquisadora Cristina e sob a orientação das Professora Rosemary e Viviane, se apoiou na temática das janelas locais para desenvolver sua proposta.

 
A estudante é da grande Campanha, natural de Carmo da Cachoeira, mas já está apaixonada com a riqueza local e as inúmeras possibilidades de se apropriar de todo o potencial aqui existente, não só como um exercício de cidadania, mas também para prosseguimento nos estudos, bem como formação para o trabalho.
Este Livro de Artista, no suporte tecido, trouxe em suas páginas: uma parte da nossa riqueza arquitetônica, expressa pela diversidade de janelas aqui encontrada.  Um trabalho maravilhoso que requer muita habilidade e paciência do artista que, tem que desenhar, costurar, aplicar, bordar, pintar, crochetar...

Aqui se encontram apenas as primeiras notícias desse abrangente projeto, que ao ser observado e analisado pelos especialistas, técnicos, analistas educacionais da Superintendência Regional de Varginha, que aqui estiveram, além das visitas rotineiras, em missão especial, recebeu numerosos elogios e por isso, já está se estendendo para todo o Sul de Minas.

Assim, de CAMPANHA, A TERRA DOS LIVROS, DOS APAIXONADOS PELOS LIVROS, o projeto LIVRO DE ARTISTA seguirá pela região despertando nos estudantes: o gosto pelo conhecimento, o interesse pelas nossas riquezas, o que proporciona não apenas cidadania, mas bases sólidas para a vida profissional de todos que deverão construir o futuro de nossa região.


20 comentários:

  1. Que bom encontrar notícias como essa! Já participamos de seminários, cursos, oficinas sobre o Livro de Artista na escola e a proposta de se trabalhar com projetos, de forma interdisciplinar e transversal! Por gentileza, tudo que puderem publicar sobre o assunto, nos ajudará bastante! Obrigada! Profa. Vanessa Tavares - Campo Belo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Aguardamos mais notícias! Tb estamos trabalhando com Livros de Artista nas nossas escolas! Andréia Pereira/Itajubá

    ResponderExcluir
  3. Ao Blog Isto é Campanha, nossos cumprimentos pelo belo trabalho!!! Nós da área de educação, sempre acessamos!!! Tb vamos trabalhar com o Livro de Artista, aqui em Caxambu!!! Temos todo interesse em acompanhar as notícias de vcs, daí de Campanha, dos colegas professores, dos trabalhos dos alunos daí!!! Tudo muito bonito!!! Publiquem mais!!! Profa.Carla Fernandes de Caxambu

    ResponderExcluir
  4. Zé Milton, se não é vc, não ficamos sabendo das riquezas da nossa cidade. Tudo muito interessante, não conhecia estes 2 mapas! Tudo isso precisa ser mais divulgado! Luiz Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Nota 10! Parabéns para todos! Joyce

    ResponderExcluir
  6. Muito legal e importante o projeto! O que achei mais interessante foi o fato de ter acontecido numa escola pública! Não é sempre que vemos essa maravilha! Parabéns para Campanha! Malu de Varginha

    ResponderExcluir
  7. Como eu sempre digo e repito: Campanha e suas riquezas! Campanha precisa é disso, de campanhenses que ajudem a divulgar! Parabéns para todos que ajudam a divulgar as riquezas de Campanha. Ana Dias.

    ResponderExcluir
  8. Zé Milton, tudo uma maravilha!!!!! Vc precisa entrevistar este pessoal que está fazendo e acontecendo!!!!! Porque falar, escrever não é difícil, é até muito fácil, mas fazer e acontecer como vc mostrou aí, é raro!!!!! Parabéns pra todos e pra vc, que não deixa escapar nada, que traz as boas novas para nós que estamos longe da terrinha e adoramos saber de notícias como esta! Valeu!!! Vera Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Muito bom!
    Mostrarei isso a minha bisavó, que estudou aí e adora a cidade!
    Estou certo de que ela exclamará:
    Campanha está com tudo e não está prosa!
    Ela adora saber notícias boas e interessantes daí!
    Um dia desses, levei para ela, uma série de reportagens, postagens sobre a Maria do artesanato, sacra, barroca, rococó. de vcs e que foi presenteada ao papa Francisco!
    Agora vejo a Maria da arte, profana, surrealista, contemporânea, tb daí e que foi presenteada com uma "Caixa Verde" pelo Duchamp!
    Muito bom, mesmo!
    Sem dúvida, Campanha, é mesmo muito rica e sempre surpreendente! Parabéns para vcs todos, que divulgam, lutam para enaltecer essa cidade, que precisa ser mais conhecida e admirada! Fábio Toledo.

    ResponderExcluir
  10. Blogueiro Zé Milton, conheço as Cartas do Cipriano, mas como se diz em Minas, não "botei tto reparo", achei mto interessante o trecho destacado, e tb curioso, por gentileza, qual dicionário eles utilizaram? Grato, Carlos Cerqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Milton e Carlos Cerqueira,
      Sou Vânia Salgado, atuo como educadora e tenho participado de vários encontros sobre o Livro, Literatura, Leitura no Sul de Minas. Um dos encontros foi para leituras de missivas, cartas do Setecentos, como é o caso da carta do Ouvidor Cipriano relatando esse deslocamento entre São João del Rey e Campanha e o dicionário utilizado foi o famoso "Bluteau".
      Numa busca simples vc o encontra on-line.
      É uma experiência inenarrável consultá-lo.
      Para quem gosta de livros, diria que é indescritível!
      Os encontros têm sido maravilhosos, contam com participações de vários pesquisadores, de várias áreas.
      Até então, é só para educadores, mas se for do seu interesse, fique atento, pois serão organizadas turmas para demais interessados. Há um grupo em Campanha, se vc for daí tente localizar o pessoal que participa, imagino que o blogger Zé Milton poderá ajudá-lo nisso, caso se interesse!

      Excluir
  11. Minha esposa, que é professora, ao participar de encontros e cursos em Varginha, comentou comigo e amigos sobre esse pioneiro cultivo de uvas, em Campanha, bem anterior ao início na região de Caldas, Andradas. Isso merece ser estudado, sob o ponto de vista do agronegócio, já existem vitivinicultores investindo na região, isso pode ser ampliado. É uma informação para ser disseminada.Trata-se de um "terroir", não? Assim como se tem a Campanha Gaúcha, teríamos a Campanha Mineira? Tudo muito interessante! Vivendo e aprendendo! Pedro Reis

    ResponderExcluir
  12. Jornalista Pedro Andrade pergunta, como conseguir contato com esta escola? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 35-3261.1036 - Diretora Vânia

      Excluir
    2. Jornalista Pedro responde agradecendo, informando que conseguiu contato com educadores de Varginha e está por dentro de toda a movimentação, programação educativo-cultural sobre e com o Livro no Sul de Minas, a partir de Campanha. Parabéns a todos pela competência e arrojo no resgate de tantas histórias, que, certamente, alavancarão o conhecimento em meio escolar em toda a região. Acompanharemos tudo de perto! Sucesso! Abraços.

      Excluir
  13. Sou educadora e fiquei encantada com o projeto, muito criativo, diversificado. Arte Contemporânea e cotidiano do local onde está a escola. Uma proposta e tanto! Trabalharam com vários assuntos a partir de um tema, de uma disciplina, dialogando com outras. Aprendi bastante, fiquei muito interessada na questão dos índios, negros. Tb gostaria de entrar em contato com a escola, com os educadores. Parabéns para todos! Vou navegar mais para ver se encontro mais postagens como esta! Fernanda Cardoso, professora em São Paulo

    ResponderExcluir
  14. Somos professoras em Varginha, já participamos de um Curso de Formação sobre o Livro de Artista na Escola. Muitas ações já começaram a acontecer a partir de Campanha para todo o Sul de Minas. Já existe um número considerável de professores, supervisores, diretores, analistas educacionais e demais especialistas em educação, todos empenhados na questão do livro, leitura e arte com o público infantojuvenil. E por fim, registramos que todos nós estamos maravilhados, encantados com a riqueza de Campanha, que é também uma riqueza de todos nós, sulmineiros! Parabéns e agradecimentos a todos vocês, campanhenses, pela iniciativa! Profa. Maria Tereza e Grupo das Festas Literárias Infantojuvenis.

    ResponderExcluir
  15. Leitores do blog, leitores dessa postagem,
    Sou Sílvia Siqueira, educadora e que tomei conhecimento do programa Livro de Artista no Sul de Minas, no fim do ano passado. O livro de artista é um produto da arte contemporânea. E também pode ser uma ferramenta muito preciosa para a construção da aprendizagem, de forma dialógica, interdisciplinar, transversal. O primeiro projeto e que deu origem a tudo que estamos vendo hoje, foi um projeto desenvolvido em Campanha, a cidade mais antiga do Sul de Minas. Eles iniciaram o trabalho com o Livro como patrimônio cultural. O nome do projeto era: "Livro de artista, Livro, patrimônio cultural em Campanha - a terra dos livros, dos apaixonados por livros", as atividades sempre são idealizadas, coordenadas pela pesquisadora Cristina Krauss Werneck, que conta com diversos pesquisadores colabores e também muitos educadores que ela colecionou ao longo da vida, há educadores que são amigos dela, desde os tempos de jardim de infância e que também participam do projeto. Com o passar do tempo, outros professores passaram a ter conhecimento, supervisores, analistas educacionais, superintendentes, educadores de várias instituições públicas e privadas, da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e todos passaram a se interessar sobre como o trabalho era desenvolvido. E aos poucos, começou a se formar uma rede e fomos constatando que possuímos, muito em comum, em todo o Sul de Minas. E trabalhar o livro de forma tão inovadora, criativa no ambiente escolar com todas as disciplinas, com os temas transversais, a partir de proposições dos alunos é algo fascinante! Merece ser compartilhado! É um trabalho magnífico, magnânimo!
    Estamos organizando meios de divulgar o nosso trabalho e em breve voltaremos para comentar mais!
    Obrigada Campanha! Obrigada campanhenses!
    E viva Campanha, o berço cultural do Sul de Minas.
    Silvia Siqueira

    ResponderExcluir
  16. Nós, em Poços de Caldas, também estamos desenvolvendo os projetos com o Livro de Artista do e no Sul de Minas. Estamos impressionados com a magnitude da riqueza cultural de Campanha, do sul de Minas. Profas. Vera Vieira, Andreia Vilela, Carla Chaves

    ResponderExcluir
  17. Conhecemos hoje a série de projetos num encontro em Varginha! Uma maravilha! Nossa região é exuberante demais e em todos os sentidos! Cabe a nós educadores sabermos explorar tudo isso e construirmos todos juntos o conhecimento! Fabiana Vilella

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts