sábado, 16 de novembro de 2013

O FANTÁSTICO MUNDO DA LEITURA.

O fantástico mundo da leitura: A imaginação em folhas de papel

Jornal Ururau - 16/06/13
Marivania Cruz

Viajar pelo mundo das palavras e da fantasia, assim muitos leitores assíduos definem a paixão pela leitura e o prazer que sentem ao ter um livro nas mãos e poder através dele, formar novos conceitos e novas paixões.

Atualmente com tanta tecnologia, parece estranho uma pessoa ficar horas concentrada na leitura de um livro, porém para os apaixonados pelos livros, passar horas com um livro na mão, só enriquece seus conhecimentos e deixam a alma mais leve, longe de todo o stress do dia a dia.

Segundo a assistente administrativa, Marivania Cruz, ler possibilita maiores conhecimentos e o desejo de cada vez mais, novos livros serem adquiridos.

“Sempre gostei de ler e sempre que tenho tempo procuro um livro do meu gosto, para começar uma leitura. Gosto muito de livros intrigantes e surpreendentes, e isso aguça muito nossa ansiedade, o que nos faz querer sempre ter mais um livro do autor que gostamos”, disse Marivania que é fã do autor Harlan Coben.

Se para alguns leitores, o autor preferido e o tipo de livro está claro, para os iniciantes pode parecer mais difícil encontrar um livro de seu gosto e que desperte a paixão pela leitura. Segundo a editora Inês Barcelos, uma orientação pode ser fundamental para o leitor.

“Para os iniciantes é mais difícil escolher um livro que seja de sua preferência, o ideal seria buscar uma biblioteca para que uma pessoa a ajude na escolha de seu livro, através de seu gosto e de suas preferências gerais”, disse a editora.

A editora disse ainda que quando a pessoa faz uma escolha de leitura, deve pensar em sua intenção, como, por exemplo, se prefere uma leitura de lazer, informação ou até mesmo de estudo.

A leitura traz inúmeros benefícios para as crianças, colaborando para o aumento de seu conhecimento e ampliação do seu vocabulário. Segundo a professora, Raquel Ortiz, a leitura precoce só traz benefícios às crianças, que serão adultos mais interessados pela cultura.

“A leitura infantil é muito importante para que haja um desenvolvimento educacional. A criança que lê desde cedo, cresce com mais estímulo, com mais autonomia, e cria o hábito de ler e escrever”, explicou a professora.

NÚMEROS DE LEITORES
Dados da Fundação Pró-Livro e do Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes, reunir-se com amigos e família e navegar na internet.

A pesquisa revelou uma queda no número de leitores no país de 95,6 milhões, registrada em 2007, para 88,2 milhões, com dados de 2011. O índice representa uma queda de 9,1% no universo de leitores ao mesmo tempo em que a população cresceu 2,9% neste período.

Foram entrevistadas para a pesquisa 5.012 pessoas em 315 municípios brasileiros entre 11 de junho e 3 de julho de 2011. Os entrevistadores classificam como leitores quem leu pelo menos um livro nos três meses anteriores à pesquisa. O resultado de 88,2 milhões de leitores corresponde a 50% da população total de brasileiros com 5 anos ou mais (178 milhões).

Atualmente, as mulheres são maioria entre as pessoas com o hábito de ler pelo menos um livro a cada três meses (57%), e as faixas etárias que mais reúnem pessoas com o hábito de ler são entre 30 e 39 anos (16% do total), entre 5 e 10 anos (14%) e entre 18 e 24 anos (14%).

A queda do número de leitores foi apontada em todas as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste, que ganhou um milhão de leitores entre 2007 e 2011, e onde a penetração da leitura subiu de 50% para 51%.

Hoje, 29% de todos os leitores brasileiros vivem nesses estados, contra 25% em 2007. Por outro lado, no Sudeste, a penetração caiu de 59% para 50% do total da população e hoje responde por 43% do total de leitores, dois pontos percentuais a menos que na última edição da pesquisa. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul vivem 8%, 8% e 13% dos leitores brasileiros, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts