terça-feira, 19 de novembro de 2013

ELY PASCHOALICK RESPONDE.


​​1- Quando exatamente começou esse movimento de assinaturas eletrônicas em prol a Educação?
O III Manifesto foi colocado na Avaaz em 1 de outubro de 2013. 
Em meio a esta onda de desejo de qualidade, percebemos que é o momento de intervir e entregar à sociedade o III Manifesto pela Educação. Este documento foi escrito, ao longo de dois anos sem a tutela de organizações, empresas ou partidos políticos.
Somos professores dos mais diferentes lugares do Brasil, que nos reunimos em redes sociais e em encontros presenciais motivados pela indignação e tristeza de conviver com os vergonhosos resultados estatísticos de nossa educação.  

2- Após a entrega "oficial" em Brasília, dia 19/11, quais serão as ações para acompanhar o andamento do pedido?
Por ocasião de levarmos ao Ministro da Educação o convite para comparecer à abertura da CONANE, (I Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE), na Legião da Boa Vontade, em Brasília www.conane.org).  fomos recebido por ele em uma audiência que durou 1h15 minutos. Podemos resumir este momento com as seguintes palavras: 
"Em 18 de outubro, em Brasília, o Prof. José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte e Projeto Âncora/SP; Prof.ª Simone Lima do Instituto de Psicologia da UnB, Projeto Autonomia; Prof.ª Ely Paschoalick,  organizadora do Manifesto pela Educação; Prof.ª Cláudia Passos Sant’Anna, Organização do CONANE e Manifestinho e a Prof.ª Sonia Goulart da Organização CONANE entregaram pessoalmente o Manifesto ao Ministro Aloízio Mercadante e à equipe do MEC".

Encaminho em anexo um resumo de algumas ações que estamos agendando para cumprirmos neste primeiro ano de entrega do III Manifesto. O documento em PDF é denominado: <acompanhe o Manifesto 2013-2014>.


3- De que maneira concreta essa ação pode contribuir para melhorar a educação no Brasil?
Denunciamos e anunciamos mudanças que urgem serem realizadas no Sistema Educacional. Anunciamos que o Brasil possui cientistas educacionais, cujas teorias e práticas apontam os rumos que a mudança deve tomar. 
Nos disponibilizamos para intenso debate nacional e estamos otimistas pois como desdobramento de nossa audiência com o senhor ministro, está sendo criado pelo MEC um GT - Grupo de Trabalho que tem por objetivo avaliar 30 dos 100 locais que, nós responsáveis pelo Manifesto, indicamos como ambientes educativos em concordância com os indicativos de qualidade do III Manifesto: Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País. 

Tais locais já praticam as mudanças na rotina escolar anunciadas pelo Manifesto e cremos que com a visibilidade maior que o MEC pode oferecer a estas escolas e projetos, se avaliados positivamente por este órgão, poderemos multiplicar com mais rapidez uma vez que basta utilizar a lei brasileira que oferece autonomia a suas instituições educacionais públicas e particulares. 


4- Qual a expectativa dos organizadores desse manifesto para a ação do dia 19/11/2013?
Encaminho em anexo a listagem das cidades onde acontecerão cerimônias públicas de entrega do manifesto ao poder executivo, legislativo, judiciário, conselhos tutelares, diretores escolares, líderes religiosos, líderes comunitários, diretores educacionais, professores, estudantes, pais, e de todos que constituem a população brasileira.
O arquivo em dox é denominado<cidades onde havera cerimonia enviada para Lauro>

Temos a expectativa de sensibilizar as autoridades e população destas cidades no sentido de que as mudanças necessitam ser urgentes e profundas. Que as mudanças devem partir de amplo debate dos paradigmas do século XIX que conflitam com os professores do século XX, que sabem que cada um tem uma maneira especial de aprender e que a aprendizagem pressupõe criação de vínculos afetivos.
Sensibilizá-los de que mudanças estruturais necessitam serem feitas, com responsabilidade e embasamento científico, pois o que está posto não satisfaz a criança, o adolescente, o adulto e os idosos do século XXI que nunca, na história da humanidade, tiveram tanto acesso ao conhecimento e na história do Brasil tiveram tanto anseio de praticar sua cidadania dentro de um ambiente democrático, e por que não iniciar esta prática no dia a dia do AMBIENTE EDUCATIVO DE UMA ESCOLA?
  
5- nosso objetivo maior é propor a construção de um novo ambiente educativo neste século XXI, rompendo definitivamente com o fatalismo da reprodução do insucesso.

6- Um de nossos desdobramentos é a confecção do Manifestinho  e envio em anexo uma síntese de nossa programação para construí-lo ao longo de um ano. Na CONANE haverá espaço para inscrição de educadores que desejarem colaborar com o manifestinho. O arquivo em docx é denominado <sintese do manifestinho - dia 18>

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