quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS.

Menores em Guaxupé e São Pedro agora terão hora para chegar em casa 

  • Imprimir 
  • E-mail 
Detalhes  
Publicado em Terça, 15 Outubro 2013 15:16
11 
01 
02 
03 
04 
05 
06 
07 
08 
10 
12 
15
16 
17 
  • ANTERIOR
  • 1 of 15
  • PRÓXIMO
Decisão foi divulgada nesta manhã de terça-feira, durante reunião no Fórum, onde foi apresentada a Portaria nº 05/2013
Aconteceu nesta manhã de terça-feira, 15 de outubro, no Fórum de Guaxupé, uma reunião com a presença de autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo, Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, polícias Civil e Militar, secretarias do governo municipal guaxupeano, Juizado de Menores, diretoria do Presídio Guaranésia/Guaxupé e representantes da AGASP. Proposto pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM, relativo à segurança pública), o encontro teve o objetivo de apresentar a Portaria nº 05/2013 (Portaria de proteção infanto-juvenil e combate às drogas), válida para Guaxupé e São Pedro da União, que entre várias atribuições prevê horários específicos para a permanência de menores nas ruas.
A Portaria foi divulgada pelo juiz Milton Biagioni Furquim, da Vara da Infância e Juventude, o qual foi auxiliado pelo promotor Thales Tácito Pontes Luz de Pádua Cerqueira e o chefe de gabinete da Prefeitura, Renato Carlos de Gouvea. Com oito artigos, o documento estabelece regras específicas relativas à conduta das famílias (pais e filhos), no que diz respeito aos horários que os menores poderão ficar nas ruas: “Crianças menores de 12 anos deverão se recolher em suas residências até às 21 horas, podendo, no entanto, permanecer nas vias públicas, caso estejam acompanhados de seus responsáveis, sem prejuízo na análise do art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente”.
A normativa da Justiça, que enfatizou o índice alarmante de drogas disponíveis a crianças e adolescentes da cidade, visa não só coibir a permanência de menores nas ruas, mas combater o tráfico de drogas, conforme frisou o próprio juiz, durante suas explanações à imprensa: “Nós sabemos que é muito mais fácil o acesso às drogas nas ruas. Por isto, queremos evitar ao máximo que nossas crianças e adolescentes tenham contato com os traficantes, que vivem pelas ruas, com suas estratégias, a fim de viciar a juventude”, frisou o magistrado.
Embora não seja um “toque de recolher”, conforme deixou claro o promotor Thales, a Portaria foi divulgada como “tolerância zero” principalmente por parte do Judiciário, Ministério Público e Prefeitura: “O desejo do prefeito Jarbinhas é que os poderes caminhem de ‘mãos dadas’ em prol da comunidade. E isto significa esforço máximo de nosso GGIM para que a Portaria seja cumprida”, disse o chefe de gabinete da Prefeitura, Renato Carlos de Gouvêa, o qual representou o prefeito Jarbas Corrêa Filho, então fora de Guaxupé, a trabalho.

Dos presentes, foi unânime o apoio à medida do Judiciário, tomada em parceria com o GGIM: “A Polícia Militar aprova, acata e apóia a Portaria, pois ela ajudará demais em nosso trabalho”, comentou o major Aurecy Argemiro Ferreira, comandante da 79ª Cia. Especial PM/MG. “Meus vinte anos de polícia me tornaram bem cético para determinadas coisas ligadas à criminalidade. Entretanto, quando o assunto envolve menores, sou bastante otimista com as possibilidades de melhorias. Por parte da Polícia Civil, tenha todos a certeza de que trabalho não faltará para apoiar a Portaria”, completou o delegado regional Sérgio Elias Dias, da 18ª Delegacia Regional de Segurança Pública - Polícia Civil de Guaxupé. (veja, na parte de fotos desta matéria, a íntegra da nova portaria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts