quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O QUE É TOMBAMENTO.

Nossa leitora Tamyres Dias diz que, ninguém em Campanha sabe o que é patrimônio e tombamento. Ela acha que isto é coisa chique. Tamyres, conhecimento e cultura, não tem nada de chique. Chique , no sentido de dizer que é coisa para pessoas metidas. Para ter um pouco de cultura e de conhecimento, é preciso fazer o que as pessoas muitas vezes não estão habituadas, ler, ter interesse, procurar conhecimento, saber a sua origem, a sua história. Se você tiver o habito de ler este blog com frequência, vai conhecer um pouco da nossa cidade, da nossa gente.
Vamos ao seu questionamento:
Todo patrimônio que, tem uma importância histórica, artística, cultural, estética, arquitetônica, arqueológica, documental ou ambiental, é reconhecida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).
Existem os tombamentos material (ex.construções) e Imaterial (ex.coral).
Anualmente, tudo que é tombado recebe uma verba para ajudar na manutenção.
Temos na cidade da Campanha, tombados ou em processo de tombamento:
O prédio dos Correios, onde hoje está a prefeitura também.
O Correio velho na esquina das ruas Vital Brazil e Ministro Alfredo Valladão.
Museu Vital Brazil.
Sindicato Rural da Campanha.
Capela de São Miguel.
Chafariz da rua Dr. Cesarino.
O prédio da Caixa D'água que fica ao lado da Igreja do Rosário.
Catedral de Santo Antônio.
Centro Comercial da Princesa.
Museu Regional do Sul de Minas.
Solar dos Ferreira (ruínas).
O antigo Cine Palácio. (Movie Space).
Praça Dom Ferrão.
Estátua de Vital Brazil.
Estátua do Ministro Alfredo Valladão.
O Obelisco. Marco comemorativo dos 200 anos da Campanha.
Herma de bronze do Dr. Jefferson de Oliveira.
O medalhão do Coronel Zoroastro de Oliveira.
A imagem de Nosso Senhor dos Passos, na Catedral.
Relógio Art. Noveau, no museu.
e o Coral Campanhense.
Temos em Campanha, pessoas muito mais qualificadas do que eu para dar estas informações.Os que puderem completar ou dirimir alguma dúvida, por favor, sintam-se a vontade. Ficaremos muito grato.
Aos que tiverem interesse e quiserem conhecer a nossa história que, é muito rica, é muito importante, podem se dirigir ao Centro de Estudos Monsenhor Lefort que, fica ao lado da Biblioteca Cônego Victor, no mesmo prédio do Museu Regional do Sul de Minas e Museu Sacro.
Certamente serão muito bem recebidos pelas senhoras Elza C.Valladão e Flávia Villamarim Tegon do SERPHAM. Podem ligar 3261.4008 e agendar uma visita.

7 comentários:

  1. Zé Milton, peraí, me explica uma coisa, então quando uma cidade tem várias coisas tombadas ela recebe verba, ela recebe dinheiro, eu já tentei ler um pouco sobre isso, mas não consegui entender tudo não. E de onde vem esse dinheiro e o que faz com esse dinheiro? Então se é assim que o tombamento gera recursos, esse tal de tombamento que ninguém sabe o que é direito é muito bom! Uai! Joyce Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Não faz muito tempo a Globo Sul de Minas veio aqui fazer reportagem sobre a Catedral e na época passou Maria da Fé e Baependi também com suas igrejas e falou que Campanha é tombamento municipal, Maria da Fé é estadual, Baependi é federal acho que foi isso que eu entendi. Qual a diferença, Zé Milton já tentei ler pesquisar mas não consegui entender. Todo mundo fala tanto da Catedral, mas ninguém explica nada! Aline Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, o patrimônio geralmente é tombado pelo Instituto municipal, estadual e federal. O tombamento também pode ocorrer em escala mundial, reconhecendo algo como Patrimônio da Humanidade, o que é feito pelo ICOMOS/UNESCO

      Excluir
  3. A melhor coisa que tem é ensinar para as crianças nas escolas e depois eles ensinam para gente! É uma boa mesmo explicar esses assuntos que todo mundo fala bastante aqui em Campanha ainda mais por conta da Catedral mas que ninguém sabe direito os detalhes

    ResponderExcluir
  4. Esse assunto é mm mto comentado porque envolve a Catedral que é o centro está sempre no centro em Campanha. Boa idéia de ensinar nas escolas e a meninada pra gente!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Zé Milton! Estamos juntando umas perguntas numa entrevista para vc nos ajudar a buscar as respostas com relação a Campanha. Tamyres.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts