terça-feira, 22 de outubro de 2013

AOS PROFESSORES E EDUCADORES.

Bom dia amigo Professor e Educador

Como alguém um dia falou, não vemos a realidade como ela é , mas vemos a realidade como... somos!

Concordo com a máxima de Gandhi de que temos que nos tornar na mudança que queremos ver, e acrescento que embora para muitos, o homem seja um animal político, o homem para mim  é muito mais do que isso, esse é apenas um ponto de vista político! Rsrsrsrsrs

Os valores que me pautam são o amor, esse sim subjacente a tudo o que existe! Assim o amor como força maior, o humanismo,  a consciência, a solidariedade, a paz interior – que leva à paz mundial – são objetivos que me norteiam. Com o devido respeito, a  política definitivamente não! Num outro ponto de vista, antes de sermos políticos, somos seres humanos, somos consciências, somos AMOR! O AMOR une, a política divide, faz parte da dualidade em que vivemos, pelo que é necessária até que evoluamos para outros níveis de consciência!  

De resto deixo a minha apreciação e o voto de felicidades no desenvolvimento deste projeto tão fundamental que é a Educação, a todos aqueles que o estão a desenvolver com amor à causa! Se houver alguns que, por circunstâncias de suas vidas, infelizmente ainda não despertaram para si mesmos, pelos quais sinto compaixão, desejo-lhes igualmente felicidades em suas vidas pessoais e profissionais e apelo a que cuidem de si mesmos, observando suas reais motivações na vida e as projeções perigosas de suas frustrações, conflitos, etc. em crianças, em colegas, etc. relembrando que o foco de nossas vidas é dentro de nós mesmos antes de focar nos outros! Aprendi a duras custas que antes de salvarmos o mundo temos que nos salvar a nós mesmos! As emoções negativas apesar de aparentemente estarem escondida de nós mesmos e dos outros estão presentes em cada momento de nossas vidas e são sentidas por terceiros como alunos, colegas, diretores, etc. mesmo que estejamos a ser aparentemente  muito amorosos. Num nível de consciência profundo tudo é visível!

Infelizmente em minha área conheço muitos colegas que , fazem cursos e depois vão atender pessoas, sem desenvolverem o auto-conhecimento! Por sorte, em meu caso pessoal, tenho tido a oportunidade de conhecer inúmeros professores e alunos corajosos, em busca de se encontrarem, por insatisfação, por desconforto, por estarem a despertar sua consciências, por se sentirem impotentes, por não saberem que fazer nos seus ambientes de trabalho. Estes educadores e alunos junto com os RC´s , muitos eventuais educadores anônimos que fazem seu trabalho de formiguinha diáriamente, dão-me uma verdadeira ESPERANÇA, de que a educação poderá um dia ser realmente um espaço de seres humanos apoiando seres humanos jovens, apoiados por outros seres humanos ministros, diretores, etc. Esta é em poucas palavras, minha UTOPIA!
  
Também eu passei uma boa parte de minha vida com sentimentos contidos, não expressos, ou não vivêssemos numa sociedade altamente reprimida emocionalmente. Hoje, desde há alguns anos a esta parte voltei a ser criança nessa área tão importante de nossas vidas, as emoções! Quando estou triste choro, sim choro sem parar, quando sinto medo, sinto-o mesmo em vez de me querer afastar dele, negando-o, quando sinto raiva e revolta, grito no braço, na almofada em surdina e dou socos e murros até a emoção sair! Onde há raiva, mágoa, revolta, etc. não há, porque não pode haver, AMOR INCONDICIONAL!!! Há uma outra forma de amor reinante que é condicional que é o que leva a conflitos, brigas lutas, etc.!

Ao ler estas palavras o hemisfério esquerdo de muitos poderá estar criticando, questionando-se ( mas quem ele pensa que é para vir para aqui falar um monte de bobagens, como é possível tudo o que ele fala......etc.), coisas próprias dele mesmo, hemisfério esquerdo. Já o hemisfério direito estará sentindo com compaixão: infelizmente ele (hemisfério esquerdo, afinal tão próximo e tão distante e assim é a vida, estamos tão próximos de nós mesmos e ao mesmo tempo tão distantes....) nem sabe que eu existo!!!!  

Decidir participar deste grupo foi uma decisão corajosa para mim em função da experiência anterior com outros grupos.

Por tudo o que comentei e por sentir que os meus princípios estão, de momento, fora do contexto deste grupo, gostaria de solicitar temporáriamente, que seja efetuada a retirada do meu endereço da lista de contatos.

Atenciosamente
Fernando Baptista
www.fernandobaptista.com
Telef. 45- 3226 6593Temos de nos tornar na mudança que queremos ver -Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts