quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O MESTRE E O SAMURAI.





Certo dia, um samurai,
que era um guerreiro muito orgulhoso,
veio ver um Mestre Zen.
Embora fosse muito famoso,
ao olhar o Mestre,
sua beleza e o encanto daquele momento,
o samurai sentiu-se repentinamente inferior.
Ele então disse ao Mestre:
- Por quê estou me sentindo inferior?
Apenas um momento atrás, tudo estava bem.
Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior
e jamais me sentira assim antes.
Encarei a morte muitas vezes,
mas nunca experimentei medo algum.
Por quê estou me sentindo assustado agora?
O Mestre falou:
- Espere. Quando todos tiverem partido, responderei.
Durante todo o dia,
pessoas chegavam para ver o Mestre,
e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar.
Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio,
o samurai perguntou novamente:
- Agora você pode me responder por que me sinto inferior?
O Mestre o levou para fora.
Era um noite de lua cheia
e a lua estava justamente surgindo no horizonte.
Ele disse:
- Olhe para estas duas árvores,
a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado.
Ambas estiveram juntas
ao lado de minha janela durante anos
e nunca houve problema algum.
A árvore menor jamais disse à maior
“por que me sinto inferior diante de você?”.
Esta árvore é pequena e aquela é grande
– este é o fato,
e nunca ouvi sussurro algum sobre isso.
O samurai então argumentou:
- Isto se dá porque elas não podem se comparar.
E o Mestre replicou:
- Então não precisa me perguntar.
Você sabe a resposta.
* * *
Quando você não compara,
toda a inferioridade e superioridade desaparecem.
Você é o que é e simplesmente existe.
Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore,
não importa,
você é você mesmo.
Uma folhinha da relva é tão necessária
quanto a maior das estrelas.
O canto de um pássaro é tão necessário
quanto qualquer grande orador,
pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer.
Simplesmente olhe à sua volta.
Tudo é necessário e tudo se encaixa.
É uma unidade,
ninguém é mais alto ou mais baixo,
ninguém é superior ou inferior.
Cada um é incomparavelmente único.
Você é necessário e basta.
Na natureza, tamanho não é diferença.
Tudo é expressão igual de vida.
(autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts