quarta-feira, 11 de setembro de 2013

NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA.

Não se inicia frase com pronome oblíquo


Todos nós já ouvimos ou dissemos alguma frase começando com um pronome oblíquo, coisas do tipo:
 -ME DIGA UMA COISA.
-ME FAÇA UM FAVOR.
 ME AJUDE AQUI.
Errado !
Certamente, sem esquecer a diferença da linguagem escrita para a linguagem falada, devemos manter as regras que regem essa situação:
NÃO SE INICIA FRASE COM PRONOME OBLÍQUO, ou seja, a partir de hoje, vamos dizer e escrever:
DIGA-ME…; FAÇA-ME…; AJUDE-ME…; DÊ-ME…
Combinado?
Então,não se esqueça:
No início de oração não é permitido o uso de pronome oblíquo átono.
São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.
Créditos
Script e imagens: Domínio Público (?)
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6583.htm
Pesquisa, edição de texto, formatação e Arte: NIAG ®

Por favor!
Se você for repassarrepasse com os créditos.
Este trabalho está protegido por leis de direitos autorais:9610.
E violá-los é um crime nos termos do artigo 184 do Código Penal Brasileiro.
"Nunca deixe de divulgar o autor."
Obrigado






Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts