sexta-feira, 20 de setembro de 2013

HISTORIADOR BRITÂNICO NO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA.


Historiador britânico Kenneth Maxwell palestrará sobre Tiradentes no Museu da Inconfidência

O historiador britânico Kenneth Maxwell, acompanhado do professor Bruno Carvalho, da Universidade de Princeton, ministrará palestra com entrada gratuita no auditório do Museu da Inconfidência às 19h30 desta segunda-feira (23/09), dentro da programação da 7ª Primavera Nacional dos Museus. Estará em pauta O Livro de Tiradentes (2013), da editora Penguin & Companhia das Letras, que aborda a obra Recueil des loix constitutives de Etats-Unis de l'Amerique, publicada em Paris em 1778 e dedicada a Benjamin Franklin.
O mártir da Inconfidência, Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, estava com o volume de Recueil momentos antes de ser capturado, e a publicação foi anexada aos documentos do interrogatório dos conspiradores. O Livro de Tiradentes foi feito sob a direção de Kenneth pelos então estudantes da Universidade de Harvard - Gabriel de Avilez Rocha, Bruno Carvalho e John Huffman. Bruno agora é professor da Universidade de Princeton, Gabriel faz doutorado na Universidade de Nova Iorque e John Huffman coordena estudos sobre Benjamin Franklin na Universidade de Yale.
O LIVRO – A análise incide sobre a história da malograda rebelião republicana e anticolonialista acontecida em Minas Gerais. Discorre sobre os métodos como os conspiradores se inspiraram na bem-sucedida guerra americana de independência e nos primeiros documentos constitucionais dos Estados Unidos. Conta, também, com capítulo sobre o ambiente intelectual em Minas Gerais na época da Inconfidência, escrito pelas professoras Heloise Murgel Starling e Junia Ferreira Furtado, da UFMG.
            O Livro de Tiradentes insere o movimento emancipacionista do Brasil Colônia em seu contexto global. As complexidades do Recueil, enquanto documento histórico e linguístico, serão tema do discurso de Bruno Carvalho, que identificará as diferenças concretas de tradução entre o original inglês e sua versão francesa. Foi por meio desta última, tal como se apresenta no Recueil, que os brasileiros de Minas Gerais entraram em contato com as estruturas institucionais norte-americanas.

Saiba mais – Kenneth Maxwell
Kenneth Maxwell fundou o Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Harvard, onde leciona história. Anteriormente, havia sido diretor do Programa para a América Latina no Conselho de Relações Internacionais em Nova York e editor de assuntos latino-americanos da Foreign Affairs Magazine. Um dos maiores especialistas na Conjuração Mineira e história do Império português no século XVIII, lecionou na Universidade Columbia e é autor, entre outras obras, de A devassa da devassa, Brasil e Portugal 1750-1808 e Pombal — Paradoxo do iluminismo. Outras informações em krmaxwell.com.

Recueil
O Recueil des Loix Constitutives des États-Unis de l’Amérique (ou o “Livro de Tiradentes”, como passou a ser conhecido nas Minas) é a coletânea dos documentos constitucionais fundadores dos Estados Unidos da América: a Declaração da Independência, uma primeira redação dos Artigos de Confederação, um censo das colônias inglesas de 1775 e outros termos acessórios, como a Constituição de seis dos treze estados confederados.
Mas o Recueil é muito mais que isso: protagonista de uma história que envolve o Brasil, a América do Norte, a Europa e suas relações recíprocas entre 1776-8 e 1789-92, a coletânea de leis foi o principal veículo de informações sobre o republicanismo norte-
-americano para os conjurados mineiros, os quais passavam de mão em mão duas edições que chegaram por vias tortuosas à porção insurgente da colônia portuguesa nas Américas.




Assessoria de Comunicação
(31) 3551-6023 / (31) 9258-8407
MinC / IBRAM / Museu da Inconfidência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts