sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PRÊMIO INCENTIVA LEITURA E ESCRITA.

Que notícia extraordinária. E o que é bom é para ser copiado. deve ser imitado. 
Não é vergonha alguma. 
Prêmio incentiva leitura e escrita entre estudantes de escolas públicas
Diário do Nordeste - 12/08/13

Prêmio de literatura que já se tornou referência em Independência (CE) chega à quinta edição colecionando resultados ainda melhores com jovens estudantes. A ONG História Viva homenageou, no último fim de semana, os quatro melhores trabalhos no 5º Prêmio Literário Escritor Flávio Paiva.

O Prêmio é realizado anualmente e já beneficiou cerca de 1.200 alunos da rede de ensino de Independência. O vencedor deste ano foi Francisco Breno Soares de Sousa, aluno da Escola de Ensino Médio Jerônimo Alves de Araújo, que escreveu um cordel dentro do tema "A educação e o meu lugar no mundo", e como subtema, "Como a educação pode contribuir na nossa trajetória de realizações".

Os participantes concorreram nas categorias: crônicas, poesias, contos e literatura de cordel. A solenidade contou com a presença do jornalista e escritor Flávio Paiva, que dá título ao evento. Ele entregou a premiação ao vencedor deste ano.

Autoridades municipais, diretores de Escolas, professores, alunos, familiares, agentes de cultura e membros da ONG prestigiaram o evento, que proporcionou ao município um resgate de sua memória e cultura.

Reunidos em torno da quinta edição do Prêmio, que já é tradicional no município e começa a atrair os olhares da região, o público presente pode presenciar a força da leitura e escrita como mola propulsora e agregadora da sociedade. A ONG História Viva recebeu os agradecimentos de todos os presentes por manter a chama da memória e cultura local por meio do concurso e demais manifestações artísticas e culturais, à medida que incentiva e capacita crianças e adolescentes no município.

Oportunidade

Para o aluno vencedor, Francisco Breno, o prêmio traz a oportunidade de crianças e adolescentes valorizarem ainda mais a leitura e produção de textos. Aluno do anexo da Escola, situado na localidade de Tranqueiras, Breno concorreu pela primeira vez ao Prêmio, do qual se orgulha.

"Acredito que é através da educação que se consegue vencer, e coloquei isso em meu texto. Acho o prêmio uma excelente iniciativa porque nos incentiva a ler, escrever e compreender que a leitura tem uma importância muito grande na nossa vida", destaca o vencedor, que recebeu um notebook como prêmio.

Com a história de uma princesa que escrevia muito bem e sonhava em ensinar aos camponeses a ler e escrever, a adolescente Terezinha Byatriz Vieira Melo, da Escola de Ensino Fundamental Abigail Antunes Marques ganhou a segunda colocação no prêmio. Ganhou um tablet.

A terceira colocada, Ana Letícia Araújo, do anexo da Escola de Ensino Médio Jerônimo Alves de Araújo, escreveu sobre o desejo de uma garota do interior do Estado em conseguir estudar e seguir carreira profissional. A menina ganhou uma caixa de som com pendrive. A professora Nádja Nara, que acompanhou os alunos do anexo da Escola Jerônimo Alves - escola que teve seis alunos entre os dez primeiros colocados - mostrou que parte da vitória de seus alunos é resultado do acompanhamento e da orientação dos educadores.

Qualidade

"Acompanhamos todo o processo, da inscrição à orientação de leituras e produção dos textos. Cada redação que recebia de meus alunos vibrava muito, com a qualidade dos textos. Fizeram excelentes trabalhos e mereceram a vitória", analisa.

Para o presidente da ONG, Ricardo Assis, a vitória dos alunos é mérito dos professores. "É uma alegria para nós ver alunos se dedicando à leitura e acreditamos que isso em grande parte é mérito de seus professores, que assim dão belo exemplo", pontua Ricardo Assis.

Criação

O vice-presidente da ONG, Expedito Martins, comemorou a quinta edição do Prêmio Literário como um avanço na cultura e educação do município. Contou que o Prêmio surgiu em 2009, com o objetivo de contribuir com a cultura local, incentivar o hábito da leitura e escrita entre os jovens e descobrir novos talentos.

"Após muitos debates decidimos oferecer essa contribuição ao município e procuramos o escritor Flávio Paiva, natural do município, para autorizar o seu nome para o prêmio, haja vista que ele é uma prova viva de que o estudo é o melhor caminho para uma vida de sucesso", afirma Expedito Martins.

Na primeira edição, o Prêmio teve como tema "Independência, minha inspiração"; no ano seguinte, "Saci e a natureza, conhecer para preservar". Em 2011, "A mais bela história que já ouvi", no quarto foi "Vantagens e desvantagens da tecnologia na nossa vida".

Mais Informações

Prêmio Literário Flavio Paiva
ONG História Viva - Rua Cícero Justino, 140, Independência
Telefones: (88) 9247-9550/ 9974-5540


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts