sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"O SEGREDO DO SEU OLHAR"

Prezado amigo José Pacheco e Coordenadora do grupo RC

Tenho um livro pronto para ser publicado originado de minha tese de POS DOC  em Saúde Mental na Universidade do Porto em Portugal com orientação do prof. Dr. Trindade, na ESCOLA DA PONTE. Estudei a influência da educação na saúde mental de crianças até 14 anos da Escola da Ponte.  deu um livro substancioso( mais de 300 Páginas) e tive o privilégio de tê-lo prefaciado pelo amigo Prof. JOSÉ PACHECO, o criador  da forma de ensino praticada na VILA DAS AVES.  Foi um ano de muito trabalho e muito investimento pois fui para Portugal sem Bolsa de Estudos. Tomo a liberdade de transcrever abaixo ao final desse email- ja pedindo licença ao mestre- o prefácio. 

 Há pouco menos de um  mês, recebi uma proposta de publicação da Editora Chiado de Portugal, para publicar a obra  simultaneamente em Portugal e no Brasil, podendo ser traduzido para o Espanhol e Inglês e ser publicado na Espanha,  Inglaterra e EUA,  conforme abaixo.  O preço de capa será 39,00 reais no Brasil e 13 euros na Europa  e para se tornar viável a publicação eu tenho que adquirir 250 exemplares ao preço de 27,00 reais, perfazendo um total de  6.750,00 reais( SEIS MIL E SETECENTOS REAIS). O livro já foi analisado e aprovado para publicação.
Preciso levantar esse valor e proponho o seguinte para os colegas que se   interessam pelo assunto e claro que queiram me ajudar a publicar esse livro:

Quem tiver interesse no livro  faria o deposito em uma conta  no valor total do número de exemplares que quer adquirir, mas não pelo preço de capa e sim pelo preço que eu tenho que pagar a editora ou seja 27 reais em vez de 39,00. Por exemplo, por 4 exemplares a pessoa pagaria não 156,00 reais e sim 108,00  reais. Juntamente com o comprovante do depósito, a pessoa enviaria seu nome completo e endereço para o envio do exemplar tao logo seja publicado.
Os colegas  que encamparem a ideia poderão me enviar resposta a esse email, dizendo o número de exemplares que tem interesse em adquirir que envio os dados bancários.
As informações da Editora Chiado estão abaixo. 
Solicito, POR FAVOR,  a quem está moderando o grupo RC, que esse email seja divulgado entre todos os participantes.
o meu email para contato é:


Aguardo o  pronunciamento dos colegas.

Abração a todos
 prof. Cláudio
Desde Uberlândia MG



PREFÁCIO DO LIVRO

Prefácio

“O segredo do seu olhar”
... É nome de filme, de um filme que me tocou profundamente. E que evoco, enquanto redijo esta singela página. Vêm à memória imagens de um mundo incomunicável, não susceptível de ser entendido ou percebido, de um mundo interior só captável pelo olhar para dentro, que dá expressão à nossa identidade e singulariza o nosso destino. À medida que vamos tomando consciência desse mundo interior, vamos aperfeiçoando a focagem do olhar para fora. E qual é o segredo do olhar do Cláudio? Sem abdicar de um “olhar de pesquisador”, de um olhar crítico, consegue ser objetivo e terno, numa aproximação sem receio de “implicação”. Quem disse que o afeto e a emoção têm de estar ausentes de um trabalho científico?
O seu trabalho traduz o sentir de um inconformado. Inconformado pelo desrespeito a que estão votados meninos “diferentes”, na Escola doente que ainda temos, numa Escola de uma nota só, onde os desafinados não têm rosto. Mas o Cláudio deixa-se encantar por uma escola que acolhe os desafinados. Na Escola da Ponte, que lhe serviu de lócus de aprendizagens, vivenciou situações que lhe deram ânimo para, freirianamente, não desistir de denunciar. A sua escrita denota consciência de realidades tradicionalmente escamoteadas, leva-nos a olhar para dentro, para aprendermos a interrogar e compreender o que vemos fora de nós. Freirianamente, analisa desigualdades que as escolas engendram, interpelando olhares  atrofiados, que vêm enformando a gigantesca e estúpida engrenagem de adestramento cognitivo, produzindo aquilo que o meu amigo Rubem Alves designa por “pinoquização cultural”.
Num tempo que não admite neutralidade, o autor desta obra também anuncia a possibilidade da redenção da Escola. Propõe passarmos do discurso da queixa ao assumir da responsabilidade. Esperançosamente assume que a Educação é uma profissão de esperança. Diz-nos que somos guiados por desejos – Nos guiam desejos: que nossos alunos descubram o gosto de aprender – refutando a idéia de que no discurso sobre educação, a palavra utopia é sinônima de impossibilidade. Utópico será algo que indica uma direção, que requer intencionalidade e ação. Como diria Quintana, “se as coisas são inatingíveis... ora! / Não é motivo para não querê‑las”. Concretizar utopias – recriar vínculos, re-olhar e reelaborar as práticas – reconfigura a metáfora do Mito de Sísifo e poderemos encarar tal tarefa como a concretização de um “inédito” viável.
O Cláudio faz-nos recordar que, a cada ano, dezenas de teses dão o título de doutor a tantos educadores que desenvolvem seus estudos com seriedade, mas cujos estudos não logram chegar até aos eventuais beneficiários. Não é o caso do presente trabalho. Mas, por mais perfeitas que forem as palavras, a escrita do Cláudio nunca conseguirá traduzir a riqueza do seu envolvimento, nem o seu entusiasmo e – por que não dizer? – a sua paixão e fé.
Belo Horizonte, Maio de 2010

José Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts