quinta-feira, 22 de agosto de 2013

MEIO AMBIENTE. PROF. FERNANDO NANI.

ACESSO À FAUNA E À FLORA DEVE ACONTECER COM RESPONSABILIDADE

O secretário de Biodiversidade e Florestal do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roberto Cavalcanti, destacou a importância do acesso responsável às propriedades da fauna e da flora brasileiras. O posicionamento foi defendido, na manhã desta terça-feira (20), na abertura da 105ª Reunião Ordinária do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). O encontro ocorre, em Brasília, até quarta-feira.
O Brasil, segundo Cavalcanti, figura como o país mais biodiverso do mundo, ao lado da Indonésia. Para ele, a riqueza deve ser estudada e usada, desde que siga normas de controle e preservação. “É preciso estimular o acesso e definir regras de distribuição”, afirmou. “O uso da biodiversidade é um elemento chave nos processos industriais.”
A experiência das comunidades locais também deve ser discutida e passar por regulamentação. “Na Amazônia, há um conhecimento tradicional imenso decorrente das populações e das espécies que vivem na região”, explicou. “O papel do CGEN é associar a conservação da biodiversidade ao acesso e ao uso. O conselho está no centro do estímulo ao desenvolvimento das sociedades humanas.””
Ambientebrasil 21 de Agosto de 2013
Acessado dia 22 de agosto
Comentário Fernando Nani
            O Brasil sempre foi, desde a sua formação geológica e geográfica, um país em destaque.
A sua biodiversidade é a base da economia em todos os setores. A definição técnica de Conservação e Preservação nos permite utilizar a biodiversidade em favor de nossas sociedades.
Lamentamos que ainda vigore em muitas cidades do mundo a ideologia da Economia Clássica onde os recursos naturais são mercadoria e infinitos.  
Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestal do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roberto Cavalcanti, precisamos ficar atentos na maneira de utilizar o que é direito de todos os brasileiros e ainda é de vital importância para os setores de nossa economia.
A Conservação da biodiversidade é necessária, ou seja, a exploração de maneira racional e que não comprometa o clímax do ambiente. Tanto a Conservação quanto a Preservação dependem da subjetividade humana (Três Ecologias) e a meu ver, que nos remete â necessidade de respeito por nós mesmo e pelos outros. Ou seja, na minha visão de meio ambiente, é necessário desenvolver a percepção ambiental para poder se situar, porque o que é Conservação para mim pode ser Preservação para você.
As Três Ecologias retratam estas questões relevantes e podem nos orientar para ações pró –ambientais, como a aplicação dos princípios da Ecoeficiência pratica dentro da Gestão Ambiental
Empresarial em nosso cotidiano.
Ler, analisar, colocar em prática é passo vital para o meio ambiente, mas a sociedade tem que procurar desenvolver a sua própria percepção ambiental e o meio de comunicação é a base. E as cidades vivem em constantes transformações espaciais, econômicas e políticas e este fato é importante para a percepção ambiental.  Então, todos nós estamos no caminho correto do crescimento faltando apenas desenvolver mais um pouco a nossa percepção ambiental.
Estas são fontes de leitura sobre os assuntos de Meio Ambiente.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts