quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"A DEFESA CONTRA O OPHIDISMO".


Lançamento da edição especial dos 100 anos do livro
 “A Defesa contra o Ophidismo” em Campanha"

Ontem, sexta-feira, 26-08-11, foi feito o lançamento em Campanha a edição especial de 100 anos do livro “A Defesa contra o Ophidismo” do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha. A iniciativa foi da Casa de Vital Brazil e dos Institutos Vital Brazil e Butantã. O lançamento foi realizado no Museu Vital Brazil, casa onde nasceu o cientista.
A apresentação coube ao presidente da casa ÉRICO VITAL BRASIL comentou sobre o lançamento do livro "A DEFESA CONTRA O OPHIDISMO”. Em seguida convidou os autores do livro que, acompanha a obra de Vital Brazil.

Pelo INTITUTO VITAL BRAZIL falou o Dr. Luiz Eduardo Cunha, representando do Diretor Científico deste Instituto. Seguido pelo DIRETOR DO MUSEU BIOLÓGICO DO INSTITUTO BUTANTANN, Professor: Giuseppe Puerto. A próxima fala foi da Professora Regiane Lira, representando a UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Depois foi a vez da Professora Rosany Bochener, INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA FIOCRUZ. Por fim falou a Dra. Júlia Franceshi - Fundadora da Sociedade Brasileira de Toxinologia - INSTITUTO BUTANTAN.
O ex-prefeito Ronald Ferreira se fez presente e convidado pelo presidente da casa relatou alguns casos curiosos e importantes da época em que teve início a restauração da Casa de Vital Brazil. Finalmente o prefeito Roberto Silva fez uso da palavra, falando da importância deste evento para Campanha bem como, da grandeza do nosso conterrâneo Vital Brazil Mineiro da Campanha.
Além dos mencionados registramos as presenças dos senhores:
Representantes da FUNED de Belo Horizonte, Fundação Ezequiel Dias, CPPI (Centro de Pesquisa e Produção de Imunológicos). Luiza Helena Limoeiro - Secretária da Câmara Municipal. Suelem Arantes - representando a Assistência Social. Regina Coeli, Representando a Secretaria da Educação. Sandra Regina Lemes Araújo - Chefe da Secretaria de Cultura. Flávia Villamarim Tegon, Diretora Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Márcia Lemes, Chefe de Gabinete. Angélica Andrés representando o jornal Folha Campanhense, José Milton Ferreira Lopes, representando o blog Isto é Campanha www.istoecampanha.blogspot.com e o Grupo Bem Viver, além de dezenas de pessoas. Tivemos a satisfação ainda de ouvir antes e depois da cerimônia o Grupo Musical Seresta ao Luar que brilhou como sempre.


 OS LIVROS
A primeira edição do livro foi escrita em 1911 e lançada simultaneamente em português e francês, sendo reeditada em versão ampliada três anos depois, em 1914, somente em francês. O livro é um marco na história das ciências médicas desenvolvidas no Brasil.
Com 152 páginas e hoje considerado um marco nas pesquisas sobre animais peçonhentos, o livro é acompanhado de outra publicação, A Defesa Contra o Ophidismo – 100 Anos Depois, que reúne comentários de 12 pesquisadores sobre a obra de Vital Brazil. Eles abordam os aspectos históricos dos acidentes e tratamentos envolvendo animais peçonhentos, além de apresentar um panorama das atuais tecnologias para a produção de soros hiperimunes. “A obra é um clássico e esta edição comemorativa contribui para o resgate das pesquisas desenvolvidas por esse grande cientista brasileiro”, afirma o diretor do Instituto Butantã, Jorge Kalil.
Os acidentes com animais peçonhentos ainda são considerados um problema de saúde no Brasil e encontram solução nos soros hiperimunes que Vital Brazil patenteou e doou à humanidade, sem deles usufruir benefícios financeiros, lembra o diretor.
Os artigos são assinados por reconhecidos especialistas: Aníbal Melgarejo do IVB – Instituto Vital Brazil; Cristiane Silvestrin – pesquisadora da História Editorial no Brasil; Giuseppe Puorto e João Luis Cardoso do IB – Instituto Butantã; Julia Franceschi fundadora da SBTx – Sociedade Brasileira de Toxinologia;  Marcos Vinicius da Silva do IIER – Instituto de Infectologia Emilio Ribas;  Moema Vergara do MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins; Pedro Federsoni e Silvana Calixto do MIAL – Museu do Instituto Adolpho Lutz;  Rejane Lira da UFBA – Universidade Federal da Bahia e Rosany Bochner do ICICT – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz.

 Além dos documentos fotográficos este volume reproduz, também, alguns registros importantes como uma carta do ex-presidente dos Estados Unidos, Prêmio Nobel da Paz, Theodore Roosevelt. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts