quarta-feira, 22 de maio de 2013

FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Cidades mineiras se preparam para receber turistas no feriado de Corpus Christi
Em todas as regiões de Minas, as celebrações, encenações, missas e vigílias atraem turistas brasileiros e do exterior no feriado de Corpus Christi que, este ano, será comemorado no próximo dia 30. Muitas cidades mineiras já se preparam para receber os visitantes, que vêm ao Estado atraídos pela beleza dos tradicionais tapetes de serragem coloridos, além das flores e toalhas que enfeitam as janelas dos moradores à espera do Santíssimo.
As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. O segmento é – juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico, o Turismo Místico e Esóterico – um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.
Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos.
De acordo com Pesquisa de Demanda 2011, realizada pela SETUR-MG, 48,7% dos visitantes motivados por atividades religiosas em Minas possuem idade acima de 51 anos e 68,2% são oriundos do próprio Estado.
Significado
O termo “Corpus Christi” significa Corpo de Cristo. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus” de 11 de agosto de 1264. A celebração representa o momento em que os católicos comemoram a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.
A definição da data da celebração é feita pela contagem do tempo determinado pela Igreja Católica Apostólica Romana, que é de 40 dias após a Páscoa.
A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.
REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
A programação completa das paróquias de Belo Horizonte, Betim, Caeté, Contagem, Ibirité, Moeda, Nova União, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará e São José da Lapa está no site: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/
OUTRAS CIDADES:
AIURUOCA
Neste ano, no município de Aiuruoca, no Sul de Minas, haverá procissão eucarística, saindo da Igreja Matriz até a Praça Monsenhor Nágel. As ruas serão decoradas com um tapete quilométrico feito de tecido e bordadas e as janelas enfeitadas com flores e rendas.
Organização/Informações: Paróquia de Aiuruoca
Telefone: (35) 3344-1249
BAEPENDI
Em Baependi, cidade em que ocorreu a Beatificação de Nhá Chica no último dia 4, serão realizadas missa e procissão pelas ruas, com destaque para a confecção de tapetes artesanais pela população
Organização/Informações: Prefeitura Municipal de Baependi
Telefone: (35) 3343-2555
CAMPANHA
Em Campanha, no Sul de Minas, os tradicionais tapetes de serragem serão confeccionados nas ruas pela manhã para que a procissão passe à tarde. Até mesmo as crianças e idosos gostam de participar da montagem, que é considerada uma verdadeira obra artística religiosa.
Organização/Informações: Cúria da Catedral de Santo Antônio da Diocese da Campanha
Telefone: (35) 3261-1253
CIPOTÂNEA
O Corpus Christi em Cipotânea, na Zona da Mata mineira, será marcado por celebrações durante toda a manhã. Às 14 horas, haverá procissão eucarística, saindo da Igreja Matriz de São Caetano e contornando as praças centrais, com bênçãos do Santíssimo Sacramento em vários pontos. Alunos da Escola Estadual José Dias Pedrosa confeccionarão os tapetes de serragens. Nas janelas das casas, ornamentações com rendas e vasos de flores ficarão à espera da passagem de Cristo. Logo após chegar à Matriz, haverá a última Benção do Santíssimo Sacramento.
Organização/Informações: Secretaria Paroquial de Cipotânea
Telefone: (32) 3348-1144
OURO PRETO
Em Ouro Preto, a celebração da data religiosa começa na quinta-feira (29/05), com a confecção dos tapetes devocionais a partir das 21 horas. No dia 30, haverá missa na Igreja das Dores e, em seguida, procissão pelas principais ruas da cidade e  encerrando na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Organização/Informações: Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Telefone: (31) 3551-4661
PASSA QUATRO
Durante o feriado religioso, os moradores de Passa Quatro pretendem passar toda a madrugada enfeitando o centro histórico da cidade, numa manifestação de fé e resgate das tradições religiosas de Minas.
Organização/Informações: Prefeitura Municipal / Secretaria de Turismo e Cultura
Telefone: (35) 3371-4312
SANTA LUZIA
Corpus Christi é considerado um dos eventos religiosos mais tradicionais da cidade. Quem visitar o município durante o feriado, poderá participar da procissão do Santíssimo Sacramento e conferir os tapetes feitos de serragem e toalhas colocadas nas janelas das casas para a passagem do Santíssimo.
Organização/Informações: Paróquia de Santa Luzia / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Telefone: (31) 3641-5050 / (31)3641-5204

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts