quinta-feira, 18 de abril de 2013

CELEBRAÇÃO DOS 203 ANOS DO BATISMO DE NHÁ CHICA

Prezado blogueiro Zé Milton,
Bom dia!
Solicitamos-lhe a gentileza de divulgação no seu blog!
Grata,
Jornalista Daniela Vasconcellos.
Turismo Religioso em Minas
_______________________________________________________________________

AS FESTAS DE SANTA NHÁ CHICA E O TURISMO RELIGIOSO EM MINAS
                           
As festas de Santa Nhá Chica estão movimentando intensamente o Turismo Religioso-Cultural em Minas, nas Vertentes e na região Sul, agora nos meses de abril e maio. A celebração e a comemoração de seu Batizado no Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno em São João del-Rei (MG), no Campo das Vertentes, conta com ampla programação religiosa e cultural do dia 18 a 28 de abril.

Em seguida, a partir do dia 26 de abril até 5 de maio, na cidade de Baependi (MG), onde ela viveu sua ação caritativa, faleceu e aí se encontra, acontecerá a celebração de sua Beatificação. Mais um degrau rumo aos altares daquela que já é consagrada como "Santa" pelo povo sul-mineiro, há mais de um século.
Peregrinar de São João del-Rei até Baependi é trilhar os primeiros passos do Caminho Turístico-Religioso, o Caminho Nhá Chica e Padre Victor, um percurso - de alma franciscana - como os fieis e devotos ressaltam. É um caminho rico em fé, natureza, história, arte e cultura, cujo itinerário se apoia na vida, na obra, nas virtudes heroicas dos dois candidatos a Santos: a Beata Nhá Chica, a "Mãe dos Pobres" e o Venerável Padre Victor, o "Pai dos Pobres". 
Tal peregrinação é uma oportunidade para se conhecer melhor as localidades que contam suas trajetórias, bem como os atrativos naturais e culturais aí existentes. Os marcos da rota turística se encontram em: São João del-Rei (MG) e o Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (MG), Baependi (MG), Campanha (MG) e Três Pontas (MG). 
Caminhar com "Santa" Nhá Chica e "Santo" Padre Victor entre os verdes e os azuis da Serra da Mantiqueira, as águas do Rio Grande que se espraiam por todos os cantos, apreciar a rica fauna e flora, adentrar e orar em capelas e matrizes coloniais e contemporâneas, ser recebido pelo povo hospitaleiro da cidade e da roça com café, quitanda, queijos, doces e depois se despedir levando ‘souvenirs’ que retratam a cultura local, tudo isso lembra uma canção em forma de oração. É um convite irrecusável para seguir as pegadas do povo sul-mineiro que há mais de um século já percorre estas trilhas como parte da cultura sul-mineira.
Caminhar pelo Caminho Nhá Chica e Padre Victor é estar em contato com o divino, o sagrado, o humano, a penitência, o perdão, a celebração, o recolhimento Ainda que por um tempo determinado, esse caminhar transforma o comum em extraordinário, faz o céu descer à terra. Aí a religião é celebração e celebração é festa. E agora, no fim do mês de abril e início do mês de maio são oportunidades imperdíveis.
Jornalista Daniela Vasconcellos
Com a colaboração do Jornalista Emilio Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts