segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AOS ESTUDANTES

Aos estudantes que, tem uma visão de grupo, solidária, que pensam em dar a sua contribuição aos colegas, a sua escola e a si próprio, despertando em vocês aquele espírito de liderança, tão carente nos dias de hoje, eis aqui uma oportunidade desafiadora.
Uma coisa é certa. Todos sairão ganhando.

GRÊMIO ESTUDANTIL
Quer participar mais ativamente das decisões que envolvem a sua escola? Pois saiba que o Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, também afirma, no artigo 53º inciso IV, que os jovens têm o direito de se reunir em entidades estudantis.
Por fim, a lei federal 9.394, de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases (LDB), afirma que cabe à direção da escola dar condições para a participação de alunos em grêmios estudantis e nos conselhos.
Se essa idéia ainda não chegou à sua escola, nada mais democrático que os próprios alunos se mobilizarem para criar um grêmio! Acha que é difícil? Pois mais de 2 mil jovens, só na Cidade de São Paulo, provaram que pode ser trabalhoso, mas não é impossível.
Eram estudantes de 65 escolas da rede pública estadual que participaram do Projeto Grêmio Em Forma, realizado durante quatro anos pelo Instituto Sou da Paz e apoiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal e pela Secretaria de Estado de Educação de São Paulo.
Então, se você deseja realmente montar um grêmio estudantil, aproveite todo esse conhecimento acumulado e saiba como articular todo o passo-a-passo fazendo o download do Caderno "Grêmio Estudantil: é hora de participar" aqui.
Além disso, você também pode consultar o guia "A Organização do Grêmio Estudantil", publicado em 1998, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que está presente em todas as Diretorias de Ensino e também nas escolas da rede estadual. Basta pedir uma cópia.
Só para você começar a ter uma ideia do trabalho envolvido, para a formação de um grêmio é necessário, primeiramente, convocar uma Assembleia Geral, onde deverão estar presentes os alunos representantes de todas as séries existentes na escola. Essa assembleia decidirá todas as regras que vão nortear o Grêmio. E assim, são decididas coisas como a fundação, o nome, o estatuto, o funcionamento, a data das eleições, entre outras. Tudo é feito democraticamente e em conjunto.
Depois, é necessário que os alunos se organizem em chapas que concorrerão a eleições anuais. A chapa que receber maior quantidade de votos é eleita e precisa se organizar para atender aos interesses dos alunos. No Caderno Grêmio em Forma, você também encontrará dicas valiosas sobre isso.
Não fique parado: participar ativamente das decisões na sua escola pode ser o primeiro passo para resolver os conflitos e criar um ambiente melhor para todos.

6 comentários:

  1. Se não me falha a memória, Campanha sempre teve Grêmio Estudantil, não? Mas hoje parece que tudo é proibido! Hoje é pior que nos tempos de ditadura! Por que os bons professores, aqueles professores que são diferenciados não incentivam a criação de Grêmios Estudantis em Campanha? Sandra Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Os adultos que estão aí em Campanha precisam apoiar, incentivar! Campanha precisa muito e urgentemente de seus jovens, com seu dinamismo, arrojo, criatividade! Campanha tem tudo, precisa fazer acontecer! Tereza Gomes-BH

    ResponderExcluir
  3. É lamentável que as pessoas em Campanha vivam tão desesperançadas, amendrontadas, desiludidas... Sem dúvida, Campanha vive momentos difíceis em que só os jovens poderiam reagir, virar o jogo! Que outras dimensões da vida, além da religiosa, espiritual tb se façam presentes! Que estes jovens protagonizem novos tempos para Campanha! Lúcia Alves

    ResponderExcluir
  4. Como li num post noutra publicação, que os jovens de todas as confissões se juntem e como primeira missão seria o "agito cultural turístico" de Campanha! Os jovens têm o perfil para fazer isto! E mostrar Isto é Campanha! Maria Auxiliadora Campanha

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais pessoas mobilizadas tanto melhor! Penso que este seja o caminho: jovens nos seus determinados grupos, melhor idade, associações de bairros, outras associações, cooperativas... Só depois que a sociedade civil em Campanha estiver super organizada, aglutinada, mobililizada é que as propostas podem começar a dar certo!

    ResponderExcluir
  6. Hoje se tem de forma muito abrangente, bastante divulgadas as Olimpíadas Educacionais, estes grupos, sejam eles católicos ou de outras denominações, deveriam incentivar de forma mais intensa, mais vigorosa a participação dos jovens de Campanha, oferecer subsídios para que os trabalhos sejam mais bem elaborados, realizados. Campanha sempre se pautou pela fé e pela cultura! Por que não continuar conjugando fé e cultura? ISTO É CAMPANHA!

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts