quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A FESTA DO BISCOITO EM SÃO TIAGO - MG

Como nem todos lêem os comentários, achei que vale a pena divulgar este, atendendo a uma sugestão de alguém que quer ver Campanha no seu devido lugar.
SERÁ QUE CAMPANHA NÃO TEM UM "BISCOITO"?

Zé Milton, vale a pena reproduzir a reportagem da Festa do Biscoito em São Tiago. Li aqui no seu blog, num comentário. Mostra bem o empenho de uma cidade como faz a diferença! Está tudo muito claro aqui! Que Santo Padre Victor que sempre optou pelos pobres que se preocupou com educação, com emprego possa inspirar o povo da Campanha! Paulinho

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/09/festa-cafe-com-biscoito-atrai-cerca-de-50-mil-turistas-sao-tiago-mg.html

Festa ‘Café com Biscoito’ atrai cerca de 50 mil turistas a São Tiago, MG

Evento serve seis toneladas de biscoito e 20 mil litros de café gratuitamente.
Cidade tem hoje 45 fábricas de biscoito e emprega 10% da população
Café com biscoito. Esta é a festa que deve atrair cerca de 50 mil turistas a São Tiago (MG) neste fim de semana. O que chama atenção são os biscoitos, que seguem a tradição há quase três séculos.
A 14º edição da festa permite que as pessoas degustem seis toneladas de biscoitos e bebam 20 mil litros de café, tudo de graça, na praça central.
Neste ano, a novidade da festa é um espaço construído especialmente para que os visitantes possam apreciar as delícias e quitutes. Segundo o organizador da festa, Geraldo Sampaio, a ideia é de que o espaço seja permanente e funcione o ano todo. “Queremos atrair turistas e que o produtor tenha um local adequado para fazer esta venda”, explica.
O resultado do esforço é o movimento da economia local, que hoje abriga 45 fábricas de biscoito, que empregam 10% da população, ou seja, mais de mil pessoas.”Hoje o desemprego é zero dentro da cidade. Todos os jovens tem atividade econômica, tem o seu sustento e isso é excelente para toda a cidade”, destaca o empresário Alexandre Nunes Andrade.
Tradição entre famílias
Prova disso é a biscoiteira Noeme Aria de Resende de 72 anos é aposentada, mas durante a festa, coloca a mão na massa e segue à risca as receitas que aprendeu com a mãe. “Eu tenho os segredos para preparar os biscoitos, que eu sigo desde que aprendi com a minha mãe, mas não conto”, diverte-se.


E as receitas seguem por gerações. A filha de Noeme também faz biscoitos para vender e a neta dela, Isabelle Sophi Resende Costa, de 6 anos, também conta que já entende do assunto.“Eu misturo o ovo, a massa e o leite e vira biscoito. Eu quero ser biscoiteira”, comenta a criança.
História

Para entender a relação do biscoito com a cidade, é necessário um retorno ao século XVIII, época em que a cidade servia de rota para os tropeiros, que levavam gado para o Centro-Oeste do país e quando chegavam eram recebidos com café e biscoito. Foi a partir daí que surgiram as receitas que hoje atravessam gerações e continuam atraindo milhares de visitantes para o lugar.
No entanto, a tradição do biscoito e do café na cidade está presente em tudo. Nas escolas, nas decorações e até mesmo nos robôs, uma relação que é um pouco estranha, mas explicada pelo estudante Júlio César Mendes de Resende, 14 anos, que faz parte da equipe Café com Byte e criou os protótipos ‘Casadinho 1’ e ‘Casadinho 2’ para uma competição nacional em Fortaleza (CE).
Serviço
A abertura acontece nesta sexta-feira (7) na Praça da Matriz com show a partir das 22h. No sábado (8) e no domingo (9) será feita a degustação, gratuita, durante todo o dia na praça central.
Para ler mais notícias do G1 Sul de Minas, clique em g1.globo.com/suldeminas. Siga também o G1 Sul de Minas noTwitter e por RSS.



15 comentários:

  1. Vi essa reportagem no jornal da globo, fiquei impressionada e pensei mm pq Campanha não faz uma festa desse tipo? Débora Lima Campanha

    ResponderExcluir
  2. Zé Milton, no mesmo dia da reportagem de São Tiago, passou uma reportagem espetacular sobre empresários do setor de bares e restaurantes que se juntou e organizou um evento gastronômico em São Lourenço que fez muito sucesso, vou procurar pra vc postar aqui tb! O povo em Campanha precisa se movimentar! Vejamos as outras cidades! Bete

    ResponderExcluir
  3. FESTIVAL GASTRONÔMICO MOVIMENTA ECONOMIA EM SÃO LOURENÇO!

    ResponderExcluir

  4. http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/09/festiva-gastronomico-movimenta-economia-em-sao-lourenco-mg.html

    Festival Gastronômico movimenta economia em São Lourenço, MG

    Primeira edição deve aumentar em 30% o faturamento nos restaurantes.
    Pratos típicos da culinária mineira são servidos em nove estabelecimentos.

    MERECE PUBLICAR NO SEU BLOG!
    DEPENDE DOS CAMPANHENSES! Bete

    ResponderExcluir
  5. http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/08/sao-lourenco-realiza-o-1-festival-gastronomico-de-comida-mineira.html

    ResponderExcluir
  6. Zé Milton, lendo estas postagens, estes comentários vê-se que Campanha também têm muitas possibilidades. Reparei que em São Lourenço os próprios restaurantes se juntaram. Não seria o caso de restaurantes em Campanha pensarem numa forma criativa, diferente dessas que já existem nas cidades da região e essa forma criativa, diferente, nova ser também a cara de Campanha? Eles são os maiores interessados e mais cabeças juntas pensando mais idéias, não? Cida Lima

    ResponderExcluir
  7. FESTA DO BISCOITO DE SÃO TIAGO!
    FESTIVAL GASTRONÔMICO DE COMIDA MINEIRA EM SÃO LOURENÇO!
    FESTA DO PASTEL DE FARINHA DE MILHO EM POUSO ALEGRE!
    FESTA DO PÉ DE MOLEQUE EM PIRANGUINHO!
    Quando o povo se junta e com boas ideias tudo dá certo!

    ResponderExcluir
  8. http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/09/festa-distribui-30-mil-pasteis-gratuitamente-em-pouso-alegre-mg.html

    PASTEL DE FARINHA DE MILHO É PATRIMÔNIO CULTURAL AQUI EM POUSO ALEGRE! Quem ainda não é freguês, está perdendo! Adoro seu blog! Vera Pouso Alegre!

    ResponderExcluir
  9. Zé Milton, os donos de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, como são os maiores interessados em eventos gastronômicos deveriam ser os primeiros a se preocupar com isso não? É algo que beneficia a cidade inteira, mas eles é que devem liderar isto, ter todas as idéias, todas as iniciativas. Falou em turismo quem ganha são eles. Não podem deixar a acomodação falar mais alto precisam pensar mais e maior. todo mundo ganha mais eles ganham mais anida. Beto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí: Talvez as pessoas não saibam que Campanha não está parada no tempo não! O próprio Blog Isto é Campanha noticiou:

      http://istoecampanha.blogspot.com.br/search?q=feira+das+na%C3%A7%C3%B5es

      http://istoecampanha.blogspot.com.br/2012/06/comida-de-boteco-um-sucesso.html

      Excluir
  10. Zé Milton, tem que bombar todos os restaurantes de Campanha para ver se eles animam e começam a ter idéias e montam um evento bacana pra Campanha, incentivar reuniões da associação comercial para eles analisarem o que os outros estão fazendo e o que tem a ver com Campanha, com a história de Campanha, cada festa deu pra ver que tem a ver com a história da cidade! É mostrar comentar com os restaurantes sobre todos esses eventos gastronômicos! Bomba aí, Zé! Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí: Talvez as pessoas não saibam que Campanha não está parada no tempo não! O próprio Blog Isto é Campanha noticiou:

      http://istoecampanha.blogspot.com.br/search?q=feira+das+na%C3%A7%C3%B5es

      http://istoecampanha.blogspot.com.br/2012/06/comida-de-boteco-um-sucesso.html

      Excluir
  11. É Zé Milton, lendo uma notícia desta é que se vê, clara e nitidamente, o quanto Campanha está para trás, o quanto Campanha tem que avançar e não avançou!É deplorável, é lamentável a situação rasteira em que a cidade se encontra e o mais preocupante é que a população não tem espírito crítico para entender, para perceber isso. Liliane BH

    ResponderExcluir
  12. O resultado do esforço é o movimento da economia local, que hoje abriga 45 fábricas de biscoito, que empregam 10% da população, ou seja, mais de mil pessoas.”Hoje o desemprego é zero dentro da cidade. Todos os jovens tem atividade econômica, tem o seu sustento e isso é excelente para toda a cidade”, destaca o empresário Alexandre Nunes Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Outras iniciativas feitas em Campanha que fortalecem nosso turismo e que precisam ser lembradas àqueles que tem memória curta. O Próprio blog Isto é Campanha postou. olha aí:
    http://istoecampanha.blogspot.com.br/search?q=feira+das+na%C3%A7%C3%B5es

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts