quinta-feira, 5 de julho de 2012

EDUCADORES ESTÃO SE MEXENDO.

Ainda bem que, nem tudo está perdido.

Gostei muito das considerações da Denise e envio para o grupo esse texto do Tião Rocha que pretende incomodar bastante.
Abraço Fraterno a Todos
Juvencio Lobo

Você é um educador?

Encontrei esse texto e achei bem interessante. Vale à pena a reflexão.

A primeira questão que se apresenta para qualquer pessoa que deseja ser um educador é: "a quem queremos servir com o nosso trabalho?" As diversas possibilidades de respostas a esta pergunta, nos permite caracterizar os tipos de educadores possíveis:
1º - Educador Tarefeiro:
- É aquele que serve ao sistema político dominante, cumprindo as tarefas que lhe são determinadas. Cumpre o programa pré-estabelecido, a metodologia pré definida, aplica técnicas e atividades pré-concebidas. Este educador vive a ilusão de estar mudando quando na realidade ele é um agente de preservação da dominação e, em geral, um elemento dificultador da democracia participante dos educandos no seu próprio processo de educação.
2º - Educador Pelego:
- É aquele que diz não servir ao sistema dominante, mas serve aos interesses de seu grupo e de sua classe. Este educador busca o poder para sua corporação. Sua prática se caracteriza pelo simples reformismo, enquanto seu discurso é de contestação da pedagogia oficial. Sua postura no final das contas é a da substituição do discurso oficial pelo aparente discurso da transformação. O educador pelego vive a ilusão de ser o transformador e guia da educação, quando, na realidade, ele luta pela alternância do poder, fazendo de seu trabalho uma ação pedagógica fisiológica e interesseira. Ele, por fim, pode se diferenciar enquanto pelego assumido ou manipulado.
3º - Educador Egoísta:
- É aquele que só pensa em si mesmo, só trabalha para si mesmo. É um equívoco chamá-lo de educador, pois ele não consegue nesta prática eminentemente social e política ver mais do que a si mesmo. Qualquer disciplina, conteúdo, metodologia e atividade pedagógica pouco importa, pois tudo é usado para alimentar o próprio ego. Este é o oportunista de plantão, "educador" de mão única e hora marcada.
4º - Educador Popular:
- É aquele que dá à Educação o caráter político, social e cultural de que ela se reveste e faz de seu trabalho um processo de militância e comprometimento, não com o sistema dominante ("tarefeiro"), não com os grupos hegemônicos ("pelego"), não consigo mesmo ("egoísta"), mas com a prática da democracia substantiva e radical. O educador popular é um agente-meio de educação do povo, a partir da visão de mundo, dos saberes e fazeres do povo, das suas perspectivas e "utopias" (entendidas não como sonhos impossíveis, mas como a busca do não-tópico, do não realizado ainda). Este educador faz com que o grupo de educandos (do qual é parte) crie o seu próprio ritmo de apropriação do conhecimento e construa sua pedagogia.
 À guisa de exemplo, outra pequena reflexão: " Ilusão X Utopia " , ou como descobrir a resposta para a pergunta: -"O que é necessário para ensinar latim a João?"
- A resposta é: É uma grande ilusão pensar que, aprendendo os códigos de comunicação das classes dominadoras e das elites, as camadas populares estarão se preparando para a reversão do quadro de exclusão em que se encontram. Isto só aconteceria se as classes dominantes e elites se mantivessem estáticas e as classes populares em grande desenvolvimento. Mera ilusão é julgarmos que será através da apropriação da linguagem "culta" que as comunidades populares conseguirão transformar o mundo em que vivem e as condições a que estão submetidas. Outra ilusão é considerarmos que apenas com o nosso discurso "progressista e de esquerda", mas não praticado e não comprometido junto às camadas populares, iremos instrumentalizá-las para a transformação histórico-social de que necessitam. Não será pelo enunciado de nossos objetivos como por exemplo a "melhoria da qualidade de vida da comunidade" que o nosso projeto irá se realizar. Não será pelo repasse do nosso modelo de vida (e que "vida!") que iremos transformar a vida das comunidades populares. O povo fará as transformações por si e no momento em que, com nossa militância e cumplicidade, numa prática educativa plural, superar a ideologia do auto-desprezo, resgatar a sua auto-estima, apropriar-se de seus próprios saberes e fazeres, e assumir criticamente a sua linguagem e consciência, hoje em estado latente, sufocada e oprimida, determinando o novo curso da História. "Ler a nossa realidade e escrever a nossa história", eis o lema, diretriz e "slogan" que elegemos como premissa conceitual das propostas, dos projetos e das utopias dos educadores populares e agentes culturais e comunitários.
Sebastião Rocha - Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento/CPCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts