sexta-feira, 11 de maio de 2012

Padre Victor

Publicado no Jornal Folha Campanhense
Padre Victor:
Monsenhor Francisco de Paula Victor nasceu na Campanha a 12 de Abril de 1827. Filho natural da escrava Lourença Justiniana de Jesus. Com a ajuda de sua madrinha, D. Mariana de Santa Bárbara Ferreira, estudou no seminário. Contra a discriminação racial, lutou para ser padre. Foi ordenado e celebrou sua primeira missa na Campanha. Foi coadjutor na catedral de Mariana e nomeado vigário em Três Pontas. Lá fundou o Educandário Sagrada Família. São-lhe atribuídos vários milagres e, até hoje, romeiros visitam seu túmulo na cidade de Três Pontas. Morreu em 25 de Setembro de 1905. Em 1993, teve início o processo de sua beatificação. Candidato à canonização, fará da Campanha terra natal de um dos primeiros santos brasileiros.

“Palmas! Vivas e cantos de vitória!”
Campanha tem por filho um santo do povo mineiro

Em visita ao Brasil, o Papa João Paulo II declarou com voz forte:
- “O Brasil precisa de santos!”
Na verdade, já temos os nossos santos, ainda que não estejam canonizados. Um destes “santos do povo” é o padre Francisco de Paula Vítor, nascido na Campanha no dia 12 de abril de 1827, filho da escrava Lourença Justiniana de Jesus.
Batizado em 20 de abril, o pequeno Francisco foi criado em ambiente de fé e de bondade. Sua madrinha, D. Mariana de Santa Bárbara Ferreira, assumiu a alfabetização e a catequese da criança.
Vítor tinha 21 anos de idade quando Campanha recebeu a visita de Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana/MG. O alfaiate Vítor procurou o bispo e revelou sua vontade de ser padre. Aceito prontamente, entrou para o seminário de Mariana no dia 05 de junho de 1849.
Seu processo de beatificação foi encaminhado à Santa Sé em 03 de julho de 1995.
Uma vez beatificado, o Servo de Deus, como é chamado por seus fiéis, será declarado bem-aventurado e, a partir daí, será iniciada a luta por sua canonização, quando, de fato, será proclamado santo.
E ele é campanhense...mesmo que muito nem sempre se lembre disso.
Passados tantos anos do nascimento do Padre Francisco de Paula Vítor rendemos nossas homenagens ao virtuoso sacerdote. Manifestamos assim nosso reconhecimento a esse campanhense que  nascido num período em que a escravidão ainda vigorava, vítima de preconceito e perseguição, soube  ser exemplo de santidade e perfeita vivência evangélica.

Legenda: "Sua vida foi um evangelho. Sua memória, a consagração eterna de um exemplo vivo".

Eventos comemoram o Aniversário do Cônego Vitor

Folha Campanhense – Ed. 168 – Abril de 2011

Com especial alegria lembramos que exatamente no dia 12 de abril comemoramos a auspiciosa data de nascimento de Francisco de Paula Vitor, nosso venerado conterrâneo “Padre Vitor”, ocorrido no ano de 1827.
Esse ilustre e piedoso sacerdote dedicou toda a sua vida, por irresistível vocação, aos sagrados misteres de sua profissão, juntamente com a de educador dos mais respeitados e queridos do seu tempo. Admirado por todos é considerado modelo de santidade e virtude, modesto até o ponto de desconhecer a si próprio. Uma grande figura humana que, embora vivendo sempre longe da terra natal, soube conquistar o amor dos campanhenses que o cultuam com carinho na alma e no coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts