sexta-feira, 11 de maio de 2012

Campanha recepciona relíquia do Padre Vitor

Publicado no jornal Folha Campanhense
Campanha recepciona relíquia do Padre Vitor

Em solenidade realizada na Catedral, dia 19 de setembro, Campanha abrigou, por algumas horas, precioso crucifixo que acompanhou nosso ilustre e querido conterrâneo - Servo de Deus Padre Victor - durante toda sua vida. Procedente da Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, de Três Pontas/MG, onde repousam seus restos mortais, a relíquia foi recepcionada pela comunidade e entronizada por membros da diretoria da “Associação Padre Victor”.
Na Celebração Eucarística, presidida pelo Pároco Pe. Marco Antônio I. Filho, Padre Bruno César Dias Graciano exaltou, na homilia, as virtudes santas do servo de Deus no serviço à Igreja e na dedicação aos pobres, humildes e simples. Salientou a importância da Igreja oficializar sua vida virtuosa e exemplar, elevando-o à Beatificação e, num futuro próximo, à Canonização. “Porque, para nós, ele já é Santo”, disse. 
Apesar de múltiplas dificuldades Cônego Victor conseguiu concretizar sua missão: ser sacerdote. Negro, enfrentando preconceitos de toda ordem, venceu os obstáculos de seu tempo: ordenou-se em 14 de junho de 1851, permanecendo na Campanha como coadjutor por um ano. Indo para Três Pontas em 1852, como Vigário Encomendado, logo assumiu seus trabalhos na paróquia, visitando doentes, amparando inválidos, zelando pela comunidade e pela infância desvalida. A sua dedicação, as suas virtudes o fizeram admirado por todos. Procurou catequizar e instruir o seu povo, chegando a criar a escola “Sagrada Família”. Por ela passaram brasileiros de grande projeção social.
Por 53 anos dirigiu a paróquia de Três Pontas, ali falecendo em 23 de setembro de 1905, data atualmente considerada como o “Dia do Padre Victor” e também celebrada na Campanha com missa solene pela passagem dos 105 anos de seu falecimento.
Venerado pela sua reconhecida santidade, não são poucos os católicos que afirmam receber graças e milagres por sua intercessão, motivo pelo qual sua vida está em estudo na Congregação das Causas dos Santos de Roma visando a sua beatificação (veja quadro).

A beatificação passo a passo...
Durante todo o ano milhares de romeiros se dirigem a Três Pontas/MG, de modo especial no dia 23 de setembro (aniversário de sua morte), para agradecer os favores recebidos. Tais procedimentos fizeram com que o então Vigário Geral da Diocese de Campanha - MG, Monsenhor João Rabello de Mesquita, em 1962, iniciasse um estudo sobre a sua vida, com a ajuda do recém-criado Carmelo São José de Três Pontas, cuja priora era a irmã Tereza Margarida do Coração de Maria. Com o falecimento de Monsenhor Mesquita, outros procuraram concluir o estudo. Dom José da Costa Campos, trespontano, bispo Emérito de Divinópolis - MG, muito divulgou a vida de Padre Victor. Disse que ele educou pelo exemplo, pois viveu as virtudes cristãs com as quais ele conquistou seu povo. A sua memória continua viva em Três Pontas, em toda região e em todo país
Sentindo que os devotos aumentavam as visitas a Três Pontas para agradecer os favores recebidos por sua intercessão, o então pároco, Padre Antônio Gonçalves Neves, em 1989, pediu ao senhor bispo daquela época, Dom Aloysio Roque de Oppermann, que nomeasse Monsenhor José do Patrocínio Lefort postulador para a Causa de Beatificação e Canonização de Padre Victor.
Em 1993, instalou-se o Tribunal em Campanha, para o conhecimento da vida, virtudes e fatos miraculosos atribuídos ao Padre Victor. Em Três Pontas, o Tribunal foi instalado no Carmelo São José e interrogou muitas pessoas. Dom Aloysio determinou que se criasse uma Associação, que, dentre outras finalidades, cuidasse de coletar e divulgar fatos da vida do Servo de Deus.
Em 1996, a Associação foi criada.
Em 1998, Irmã Célia B. Cadorin (da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição) continuou os trabalhos no processo de beatificação, juntamente com a Associação Padre Victor.
Em 24 de maio de 1998, inaugurou-se o Memorial Padre Victor, na Rua Azarias de Brito Sobrinho, 61, em Três Pontas - MG.
Em 12 de junho de 1998, foi feita a exumação, com a presença do postulador, vice-postuladora, Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo de Campanha, sacerdotes, Associação, autoridades e fiéis. Seus restos mortais foram levados ao Carmelo São José para estudos dos peritos médicos.
Em 1998 aconteceu a trasladação dos restos mortais do Servo de Deus do Carmelo São José para a Igreja Matriz de Três Pontas.
Em 1999, Frei Paolo Lombardo e Irmã Célia B. Cadorin entregaram ao Bispo da Diocese de Campanha, Dom Diamantino Prata de Carvalho, um livro contendo o "Sumarium", ou seja, dos depoimentos das testemunhas e a Biografia Documentada, que foram aprovados pelo Relator Padre José Luis Gutierrez. Deixaram também com a Associação um exemplar do referido livro. Foi mais uma etapa vencida.
Em 2002 a “Positio” foi examinado pela Comissão dos Historiadores da Congregação da Causa dos Santos e aprovada.
Em setembro de 2004, ocorreu a bênção das novas instalações do Memorial Padre Victor, na Praça Cônego Victor, n.º 45, em Três Pontas, por Dom Diamantino Prata de Carvalho.
             www.trespontas.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts