sábado, 5 de maio de 2012

BEATRIZ CAMPOS - PARTE 5


PARTE 5 
COMEMORAÇÕES, EM SÃO JOÃO DEL REI, DO ANIVERSÁRIO DE 202 ANOS NASCIMENTO/BATISMO DE SANTA NHÁ CHICA
Beatriz Campos

Já em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, com destaque para o distrito do Rio das Mortes, local de nascimento de 'Santa' Nhá Chica a ação comemorativa dos 202 Anos da filha ilustre conjugou de forma bastante abrangente e criativa os aspectos cívico, cultural e religioso da data que já integra o Calendário oficial da cidade.

A data vem sendo comemorada na cidade desde o momento em que o Livro de Batismos da Vila do Rio das Mortes Pequeno, filial da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de São João d'El Rey com termo do batizado de Francisca, ocorrido em 26 de abril de 1810, chegou às mãos de Monsenhor Paiva, por desígnios ainda inexplicados. Tal comemoração ganhou fôlego após o Registro Civil Tardio de Nhá Chica como cidadã são-joanense, por intermédio de ação conduzida pelo advogado são-joanense, também nascido no distrito de Rio das Mortes, Wainer Ávila.

Desde então o Instituto Nhá Chica do Rio das Mortes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, a Diocese de São João del-Rei, em perfeita sintonia, com as Irmãs Franciscanas do Senhor de Baependi e com especial apoio e participação popular mostra ao Brasil e à comunidade católica universal a história de vida digna e o sacro valor espiritual da Venerável Francisca de Paula de Jesus Nhá Chica.

A intensa ação festiva se estendeu dos dias 22 a 29 de abril movimentando São João del-Rei e região com diversificada programação que contou com a presença de caminhantes, ciclistas, motociclistas, cavaleiros, romeiros, peregrinos,vindos de cidades vizinhas e distantes.

A abertura dos festejos, desde o alvorecer do primeiro dia, na comunidade do Rio das Mortes contou com as tradicionais orações marianas do Terço, Angelus, Magnificat, Ladainha, Ofício de Nossa Senhora pelas comunidades do distrito com destaque para as visitas ao Memorial do local de nascimento da Venerável, ações que se repetiram ao longo de toda a semana.

Em São João del-Rei, a terra onde os sinos falam, como era de se esperar não faltaram os repiques festivos. Bem como as apresentações culturais da Banda de Música Lira do Oriente de Santa Cecília e do Grupo de Congada Nossa Senhora do Rosário do Rio das Mortes que se fizeram presentes do início ao fim da festa.

A Vida e a Obra de 'Santa' Nhá Chica pôde ser melhor conhecida por meio das palestras ministradas pelos membros do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei e da Academia de Letras de São João del-Rei, o advogado Wainer Ávila e a professora universitária Ana Cintra que enfatizaram a importância do Registro Civil Tardio da Venerável e as Virtudes Heroicas da mesma. Tal conteúdo também se fez presente na exibição de filmes e documentários que mostraram a sua trajetória, bem como nos paineis que apresentaram as graças alcançadas pelo povo ao longo das décadas em que pedem a intercessão da conterrânea. E de forma muito comovente, a sessão de paineis se encerrou com o tocante depoimento proferido por Ana Lúcia Meirelles Leite, a agraciada com o milagre que levará 'Santa' Nhá Chica definitivamente para os altares.
As apresentações, exposições e atividades culturais na Escola Estadual Evandro Ávila, organizadas especialmente para a data, colocaram em relevo o rico patrimônio cultural da localidade. Destacaram a música, a arte barroca, as expressões populares, a gastronomia, o artesanato. Despertaram muito a atenção, os trabalhos artísticos e artesanais especialmente confeccionados para a aniversariante: 'Flores para Nhá Chica e 'Estandartes para Nhá Chica', um destes últimos foi o presente escolhido pela comunidade são-joanense do Rio das Mortes para presentear as Irmãs Franciscanas do Senhor de Baependi.
E por fim, a festiva data dos 202 Anos do Nascimento de ‘Santa’ Nhá Chica teve sua culminância, no Distrito do Rio das Mortes em São João del-Rei, com uma solene celebração eucarística, a exemplo do que já ocorrera no dia 26, data do aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts