quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

1º Encontro da família KRAUSS SERRANO

Família Kraüss Serrano realiza seu 1º Encontro Nacional na cidade da Campanha.

Campanha, uma das mais tradicionais cidades de Minas Gerais, recepcionou de 21 a 23 de outubro, próximo passado, membros da tradicional família campanhense Kraüss Serrano que se confraternizaram em seu 1º Encontro Nacional.
A Família Kraüss Serrano se iniciou da união, em 1912, de Luiz Pereira Serrano, cidadão de origem portuguesa, nascido em Coimbra, empresário no ramo de panificação radicado na cidade da Campanha, com Maria Cabral Kraüss, de tradicional família São Gonçalense, de origem luso-germânica. Foram frutos dessa união, treze filhos: Luiz, Angelina, Gilberto, Elza, Valter, Maria Luiza, Reynaldo, Jandira, Djalma, Francisco, Geraldo, José e Osvaldo Kraüss Serrano. Alguns destes familiares continuaram estabelecidos na cidade da Campanha onde se tornaram populares e bastante conhecidos do povo campanhense (Luizinho Serrano, Geraldo Kraüss Serrano, Jandira Serrano, Francisco Serrano, José Kraüss Serrano e Elza Serrano Ribeiro, essa, esposa do Comendador Nilton Val Ribeiro); outros se espalharam pelas Minas Gerais, e por outros estados, onde se desenvolveram e fizeram, através de seus descendentes, com que a família se tornasse tão numerosa, atingindo, hoje, cerca de 320 membros.
A acolhida ao nosso chamado foi excelente. Um número expressivo de participantes, cerca de 150, entre adultos e crianças, vindos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Itapetininga/SP, de São José dos Campos/SP, Cunha/SP, Amparo/SP, de Itajubá, Pouso Alegre, Ouro Branco, Viçosa, Ipatinga e até da longínqua Maceió, AL, além das cidades vizinhas, mais próximas, nos deram testemunho de que os Kraüss Serrano estarão sempre prontos para congraçamentos dessa natureza, não importando onde estejam. Além disso, a afluência deles, vindos de tão distantes paragens, deu uma conotação nacional ao nosso encontro.
O Encontro Kraüss Serrano, por ser o primeiro promovido pela família, se realizou totalmente em âmbito familiar, priorizando, sobretudo, a confraternização, como tema principal. Um “banner” alusivo ao evento destacava a genealogia da família; essa foi ressaltada, ainda, com a publicação de uma brochura encadernada, colocada à disposição de todos os familiares, com todas as informações genealógicas da Família Kraüss Serrano, de Luiz Pereira Serrano e Maria Kraüss Serrano (D. Miquinha): um trabalho longo e difícil, iniciado por Elza Serrano Ribeiro e Geraldo Kraüss Serrano e concluído por Gerson Serrano Ribeiro. Ainda, ao longo da tarde festiva, um “slide-vídeo” foi exibido, ininterrupta e repetidamente, mostrando todas as famílias e familiares do clã Kraüss Serrano, em fotos antigas e atuais.
Estiveram presentes nesse 1º Encontro, destacados entre muitos, pessoas importantes para todos nós, como Jandira Serrano Cesarino, 87 anos, a última descendente viva do clã Kraüss Serrano, homenageada por seus afilhados e sobrinhos, de Marízia Rezende Serrano, esposa de Reynaldo Kraüss Serrano, vinda de Itajubá, Maria Aparecida Borges Serrano, esposa de Francisco Serrano e Déa Brandão Serrano, esposa de José Kraüss Serrano, essas residentes na cidade da Campanha. Ressaltamos as presenças, ainda, em extremos de idade, do neto mais velho de Luiz e Miquinha, Luiz Alberto Franco Serrano, carinhosamente conhecido como Tutuca, 77 anos, vindo de Belo Horizonte, e da trineta mais nova, Rafaela Nani Ferreira Ribeiro, vinda de Ipatinga, MG, com apenas 42 dias de vida. Merece destaque, também, a presença do casal, André Mendonça Costa e Elaine Ribeiro Bueno, e filhos, vindos de Maceió, AL, que fizeram o maior deslocamento, entre todos os participantes, para estarem presentes ao Encontro, trazendo, além disso, o segundo bebê mais novo do clã, Bruno, com cerca de 3 meses e meio. Elaine é filha de Nilza e Evâneo, e neta de Elza Serrano Ribeiro.
Descontração total foi a tônica do Encontro. Alegria em rever parentes distantes, satisfação em conhecer novos parentes, entrosamento total entre os jovens e, até mesmo, entre as crianças, que, bem sabemos, não têm barreiras para se relacionarem. Muitas máquinas fotográficas digitais, “smartphones” e “tablets” deram um tom de modernidade ao Encontro; “flashes” cintilavam a todo instante, produzindo centenas de registros fotográficos, que, mal se encerrava o congraçamento, já começaram a encher o “espaço virtual” das redes sociais na Internet. Uma foto com todos os participantes, acomodados nas arquibancadas do Fuhadão, foi feita pelo Foto Araújo, sendo definida como “Foto Oficial” desse 1º Encontro.


Programação do Encontro
A programação, que teve à frente uma comissão organizadora constituída principalmente de membros das Famílias Serrano Ribeiro e Franco Serrano, sob a coordenação de Gerson Serrano Ribeiro, iniciou-se na 6ª feira, dia 21/10, com calorosa, ruidosa e animada recepção, organizada pelos residentes na cidade da Campanha, aos familiares de outras cidades que puderam chegar à cidade mais cedo. Esta recepção aconteceu no salão de festas “Nilton e Elza”, do casarão-residência da família Serrano Ribeiro. Mário Luiz Gobbi Serrano, ao violão, deu o toque musical à noitada.
No sábado, pela manhã, uma “concorrida caminhada” reuniu os atletas da família, adeptos desse saudável esporte, em trajeto de alguns quilômetros pela antiga estrada “Campanha-Cambuquira”. Êxito total! Com excelente preparo físico a turma logo se distanciou dos olhares dos curiosos e não mais foi vista! Pena que a noitada anterior tirou muitos dos participantes, tidos como certos na caminhada.
Ainda no sábado, dia 22/10, como ponto alto do Encontro, aconteceu o almoço de confraternização. Realizado no salão do CCSA – Centro Comunitário Santo Antônio, o Fuhadão, os familiares, todos identificados por crachás com nomes e origens patriarcais, puderam desfrutar de um excelente serviço de bar e requintado cardápio preparado pela “Cantina da Marcinha”.
No dia 23/10, em grande número, a Família, de forma piedosa e compenetrada, se fez presente na Missa em Ação de Graças realizada na Catedral de Santo Antônio, no tradicional horário das 10 horas, celebrada pelo Padre Marcos Iabrudi Filho. Ao final da missa, Padre Marquinhos convidou a todos o presentes, da Família Kraüss Serrano, para se postarem à frente do altar, onde receberam uma benção especial.
Em dia livre, após a missa, antes de partirem, os familiares se despediram e se dispersaram, buscando nossos pontos turísticos, lojas de artesanato e, alguns, em respeitosa homenagem aos parentes e antepassados, já falecidos, fizeram questão de visitar nosso cemitério municipal.


Abertura e andamento do Encontro
A abertura oficial do evento foi feita pelo coordenador do evento, Gerson Serrano Ribeiro, em nome da Comissão Organizadora, que fez uma saudação a todos os familiares participantes. Em seguida, o Padre Bruno César Dias Graciano, em reflexão com todos os presentes, exaltou os valores da união familiar, fez preces e abençoou a todos os participantes do Encontro da Família Kraüss Serrano. O cerimonial foi muito bem conduzido por Donato Pedro Guerra Dessimoni. Júlio César Prock atuou como DJ e, também, atuando em solo, nos proporcionou momentos musicais agradáveis; em trio, ele no violão, José Maria Prock, voz, e José Roberto, no teclado, complementaram as apresentações musicais. Como destaque musical da família, a pequena Carolina, filha de Alexandre e Janaína, neta de Pedro e Elza Ribeiro Dessimoni, interpretou, com brilhantismo, as músicas: “Pequenas Maravilhas”, tema do filme “A Família do Futuro”, acompanhada ao violão por seu pai Alexandre, e “I Will Always Love You”, de Whitney Houston, tema do filme “O Guarda-Costas”, com acompanhamento eletrônico preparado pelo DJ Júlio César. Uma homenagem à Bisavó América, nossa Vó Meca, foi prestada por Júlio César que cantou a música “Vó Meca”, de autoria de Omar Cabral Kraüss, uma paródia da música “É a ti Flor do Céu”. Ao fundo do salão, de modo quase imperceptível para a maioria, percebeu-se certo rebuliço: o que estava acontecendo? O que se via? Fantástico: Tia Jandira, 87, valsando com o sobrinho mais velho, Tutuca, 77 anos; mais um momento de emoção vivido pelos familiares. Em momento de pausa e descontração, foram sorteados, entre os presentes, brindes oferecidos pelo artesanato Oficina da Roça e pela senhora Clarice Fernandes da Silva, mãe de Rondelli que atuou, graciosamente, como recepcionista do evento, e do banner comemorativo, com assinatura de todos os participantes. Todos os aniversariantes do mês foram lembrados e citados, e, ao final da festa, um lindo e delicioso bolo de aniversário foi oferecido aos participantes, patrocinado pelos aniversariantes que comemoravam natalícios em dias próximos ao evento: Franco Serrano, Rodrigo Leitão, Renata Gama Bastos, Elaine Bueno e Lívia Andere de Brito. Um Boletim Especial, da Família Serrano Ribeiro, foi distribuído aos participantes, com a programação do encontro e contendo, também, homenagens especiais para Bisavó América, Vó Miquinha e Vô Luiz Pereira Serrano. Marilda Lemes Serrano, esposa de Cleon Rodrigues Serrano, colunista social de São José dos Campos, SP, gentilmente distribuiu jornais e revistas, de divulgação no Vale do Paraíba e Sul de Minas, “Diário da Região” e “Vitti”, periódicos onde mantém sua coluna social. Findada a festa e o congraçamento de sábado, Mário Luiz Gobbi Serrano convocou a todos os parentes, ainda presentes, e prolongou o encontro, abrilhantando-o com um show de música popular, cantando sambas e clássicos da MPB, acompanhando-se ao violão.

Saudação de Abertura
Meus Caros familiares Kraüss Serrano:
                Não entendam as minhas palavras como um discurso, mas sim como uma SAUDAÇÃO a todos vocês que acolheram ao nosso chamado para esse Encontro.
                Foi uma longa jornada, de cerca de 6 meses, trabalhando para tornar esse congraçamento, uma  realidade, atendendo a tantos parentes que sempre nos cobravam uma reunião festiva. Para tal empreitada, contatos pessoais, por telefone, por e-mails e pelas redes sociais, foram ferramentas do dia a dia que nos uniram, ou nos reuniram, ao longo desse tempo, para atingirmos nosso objetivo.
                Foi difícil? Sim, diríamos num primeiro momento; talvez, melhor seria dizer: não foi tão fácil... Mas, com essa nossa equipe organizadora, comprometida e dedicada, que fez de cada reunião das 6ªs feiras, tantas realizadas, um motivo de festa, as coisas foram acontecendo naturalmente E, hoje, de coração, dizemos: VALEU A PENA!
                Tudo começou de um propalado encontro proposto, ou pretendido, por um bom número de parentes, desejosos de comemorar o que seria o sesquicentenário da bisavó América, a nossa Vó Meca: 150 anos de seu nascimento. Seria um enorme desafio, pois computados todos os Cabral Kraüss, de nossa Vó Meca, com certeza, o numero de familiares estaria em torno de 2000. Exemplificando, a família de tio Bilico, Gonçalves Kraüss, ultrapassa 650. A nossa família, Kraüss Serrano, gira em torno de 320 e por aí vai... Num encontro desse porte, considerando uma adesão de 30%, teríamos mais de 600 pessoas – acreditamos que Campanha, talvez, não comportasse um evento desse porte.
                Enfim... dessa idéia de encontro, pensamos: por que não iniciar com um encontro de nossa família Kraüss Serrano, de Vô Luiz e Vó Miquinha? Seria de menores proporções e, com certeza, uma tarefa menos árdua... Avaliamos a situação, nos reunimos uma primeira vez, sem compromissos, conversamos e topamos a empreitada. E hoje comemoramos essa realidade...
Uma linda família, iniciada ou nascida dos Cabral Kraüss, dentistas, - lá pelos idos de 1884 – de Alfredo e América, e estendida, por volta de 1912, com a união de Luiz Serrano, panificador, e Maria Kraüss, a nossa Vó Miquinha, essa comprometida com os serviços domésticos.
                A família cresceu e se desenvolveu; muitos continuaram na profissão de dentista, de nossos ancestrais. Mas, hoje, somos também, médicos, engenheiros, economistas, advogados, jornalistas, fisioterapeutas, bancários, professores, enfermeiros etc. espalhados pelo mundo afora, ostentando o orgulho de ser descendente dos Kraüss Serrano. O nome de família, às vezes, se perde, ou se substitui ou se complementa, nas uniões progressivas e contínuas, naturais em nossas vidas, mas as origens sempre permanecem inabaláveis. Muitos de nossos familiares ostentam nomes de peso na profissão que abraçaram. Temos especialistas renomados, nas mais diversas profissões. Já voamos meio mundo estudando, trabalhando, dando palestras...e, acreditem, já voamos acima da barreira do som. Temos artistas, artesãos e músicos, pintamos e bordamos, e, saibam todos, até montamos aviões!
                Não somos pouco, não!
                E aqui estamos reunidos nesse dia festivo. Queremos que ele seja um marco em nossas vidas e que fique na história da família e na história da Campanha.
                A todos, então, nosso abraço fraterno, nesse reencontro, para muitos, e de conhecimento, para outros... E sejam bem-vindos, sempre!”









6 comentários:

  1. Esse blog está a cada dia mais interessante em todos os sentidos, com figuras e fatos históricos de nossa Campanha capaz de emocionar até mesmo o mais infante dos munícipes campanhense. Uma vez mais, parabéns José Milton, por esse trabalho e pela rápida manutenção e atualização das matérias aqui postadas.

    ResponderExcluir
  2. Fabiana Pereira Carvalho (ex-aluna do saudoso e querido Prof. Geraldo Kraüss Serrano)residente em SP diz: Que bela festa! Saudades do nosso inesquecível Prof. Geraldo: sempre tão educado, atencioso, comunicativo, culto, bem-humorado! Campanha como uma das mais importantes e tradicionais cidades de todo estado de Minas tem tudo para ser palco de centenas de festas como essa! Que muitas outras famílias reproduzam essa grande ideia! Parabéns José Milton pelo magnífico trabalho que você apresenta aqui no seu blog! Essa ideia do blog também é genial!

    ResponderExcluir
  3. Para o blog Isto é Campanha:
    Amigos belorizontnos acabam de me indicar o blog 'da' Campanha, cidade que freqüentei por muitos anos, de saudosos amigos como o grande Geraldo Kraüss Serrano. Muito merecida e necessária essa divulgação da cidade. Os Kraüss Serrano sempre muito animados, mas faltou uma partida de futebol, um quadrangular, campo, salão, afinal os Kraüss Serrano são todos craques de bola! Parabéns pela festa e pelo blog! Sempre acessarei e recomendarei!
    Remetente: Renato Andrade - Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
  4. 1912-2012 são 100 anos, um século! É muita história para contar! Que outras famílias campanhenses também contem suas histórias e realizem belas festas como essa! Parabéns! Parabéns para o blog que mostra nossa Campanha! Sérgio Dias-BH

    ResponderExcluir
  5. Que espetáculo! Que espetáculo de festa, gente! Para nós campanheses que ficamos longe, moramos distante é sempre muito agradável descobrir Campanha na internet, matar um pouco da saudade que é grande! E Zé Milton nos presenteia com essas postagens! Quanta saudade do prof. Geraldo! Mencionaram que na festa dos Kraüss Serrano faltou uma partida de futebol, nosso erudito professor é autor da bela obra sobre O Futebol Campanhense e é tb autor de dicionários de palavras cruzadas, um exímio cruzadista que os alunos podiam abrir o dicionário em qualquer página que ele apresentava todos os sinônimos, antônimos, etimologia... Quanta saudade e quanta gratidão! Hoje sou secretária executiva numa multinacional em São Paulo e devo tudo a esse grande mestre, sempre tão competente, amigo dos alunos, incentivador árduo que com tantos livros me presenteou, além das preciosas cópias dos dicionários de 2,3,4,5 e 6 letras. Acho que faltou um 'Torneio de Palavras Cruzadas'na festa também! rssss... Aliás, o legado do cruzadismo, das palavras cruzadas do Prof. Geraldo Kraüss Serrano em Campanha deve ser perpetuado... foram várias gerações, por muitas décadas, mais de meio século... incentivadas e cultivadas por ele! Zé Milton, parabéns, seu blog me emocionou! Selma Gomes Hayashi-SP-SP

    ResponderExcluir
  6. Linda festa! Um festão! E nota 10 pro blog! Andréia Gomes

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts