quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ONIL DE MELLO.

ONIL DE MELLO
Arte com talento - um impressionista campanhense

Artigo publicado na Folha Campanhense

Um talento nato campanhense foi tema de destaque no nº 51 da revista Galeria em Tela, uma publicação especializada em arte do Instituto Brasileiro de Pesquisa (IBC), produzida pela On Line Editora.
Trata-se do campanhense Onil Mello que com suas pinturas em estilo impressionista “encanta os mais diferentes gostos, seduzindo entendidos e leigos”. Assim é apresentado esse campanhense ao público leitor no editorial da conceituada revista.
Na entrevista Onil de Mello declara que desenvolveu um estilo próprio de pintura e conquistou seu espaço no cenário artístico nacional depois de se mudar para a capital paulista. Conta que a pintura em sua vida surgiu naturalmente, quando, aos 12 anos, começou a criar sobre pequenos pedaços de madeira e empregava tintas que pai usava para pintar azulejos.  
Nascido em 30 de janeiro de 1948, Onil revela que foi incentivado na arte da pintura por uma vizinha que ao perceber seu talento, trazia modelos de telas para que as transpusesse para as plaquinhas.
Adulto, trabalhou como corretor de imóveis e com propaganda até que por volta de 1977, passou, então, a pintar como autodidata. Começou sua carreira pintando principalmente casarios, passando por marinas e, em seguida, para as cenas árabes.  Posteriormente passou a retratar também Paris.
Vivendo atualmente apenas da arte Onil tem mais de 10 mil telas no mercado e já trabalhou com leilões de São Paulo/SP, Curituba/PR e Campo Grande/MS. Enviou quadros para vários países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, França e Venezuela. Entretanto, não tem uma produção freqüente para o exterior.
Sabemos que o artista fez três mostras de seus trabalhos na Campanha, conquistando com seu talento e arte, a admiração e respeito de todos que apreciaram seus trabalhos, muitos deles, hoje presentes em residências campanhenses.
Noticiando as vitórias desse conterrâneo expressamos o reconhecimento da cidade da Campanha que através dele e de seu sucesso, se tornou mais valorizada e reconhecida no cenário artístico nacional e internacional.
 

Crédito das fotos:

Foto: Moisés Nascimento


7 comentários:

  1. Gerson Serrano Ribeiro26 de novembro de 2011 às 15:29

    Sem dúvida, Onil é um talento campanhense. Pinturas de expressão que nos "impressionam" ao primeiro olhar, mesmo como leigos. Devemos, sempre, reverenciá-lo e colocá-lo no devido lugar na galeria dos campanhenses ilustres. Somos contemporâneos, em criança, e nos divertiamos com as brincadeiras de pião e de bolinhas de gude: um tema que ele, com facilidade, poderia explorar. Tenho o privilégio de ter um quadro de Onil (Paris Antiga) em minha sala.
    Gerson Serrano Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Campanha, pela trajetória artístico-cultural que possui precisava se fazer mais presente nesses circuitos, sediar eventos dessa área, possuir ao menos uma galeria, promover exposições, constantemente, deveria ser a referência artístico-cultural de todo o sul de Minas. Como a cidade-mãe da região tem legitimidade para sediar inúmeros eventos das mais variadas linguagens artísticas e prestigiar os milhares de artistas sul-mineiros, com projeção internacional: os "Grillo", os "Amílcar", os "Juarez"... os artistas sul-mineiros são muitos, assim como as "Maria"! (E talvez desconhecidos de vcs, não?)... Quem sabe uma exposição (organizada de forma profissional, competente) desse artista local não inauguraria uma "nova era artístico-cultural" na região e com sede em Campanha? Com o olhar "paulistano", mas muito antenado com as identidades regionais das "Minas que são muitas"... fiquei encantada com a charmosa Campanha! Roberta Macedo-SP

    ResponderExcluir
  3. Onde encontro mais informações sobre esse e outros artistas de Campanha?

    ResponderExcluir
  4. Por favor, preciso falar com Onil de Mello.

    ResponderExcluir
  5. Onil fica em paz vc deixou sua obra ,um abraço em todos familiares,Guelma Deus te conforte😦

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso. Tive o prazer de conhece- lo e me e ele me auxiliou com algumas dicas sobre pintura. Ser humano extraordinário.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts