segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Concurso fotográfico das Minas Gerais


Minas sob um novo olhar


Concurso cultural Paisagens Mineiras convida o público para fotografar riquezas do Estado


Reconhecida mundialmente pelas suas belezas naturais, as terras mineiras atraem para si os mais diferentes olhares, seja de um estrangeiro admirado com o novo ou daquele morador que encontra em suas montanhas a velha sensação de estar sempre em casa.

E até os dias de hoje, nenhuma outra maneira substituiu a boa e velha fotografia como a melhor forma de levar para casa as lembranças dos momentos vividos por estes lados. Afinal, é quase um ritual reunir os amigos, rever as imagens e compartilhar histórias. Ou mesmo, de divulgar um determinado lugar.

Por isso, convidando o público a se inspirar e revelar, por meio de suas fotos, o que mais lhes encanta nos horizontes mineiros, o Jornal Estado de Minas, com patrocínio da Petrobrás e promoção da TV Alterosa, Rádio Guarani, Portal Uai e Diários Associados, realiza a edição 2011 do Concurso Cultural Paisagens Mineiras.

Com início no dia 28 de julho, o concurso incentiva o participante a usar o seu olhar pessoal para clicar as paisagens do Estado, urbanas ou não. Depois,  basta cadastrar sua foto preferida no site do concurso www.paisagensmineiras.com.br.

Serão realizadas, de julho a dezembro, quatro seletivas para a escolha das melhores fotos. A cada etapa, oito imagens serão selecionadas por uma comissão julgadora, segundo critérios de qualidade técnica, representatividade para o Estado e beleza estética. Das fotografias pré-selecionadas a cada seletiva, o público elegerá 2 via internet por voto popular.

Além disso, os vencedores das seletivas ajudarão instituições sociais e educacionais na região fotografada com a doação de um computador. A cobertura da entrega será feita pelo jornal Estado de Minas e TV Alterosa.

Em janeiro de 2012, as 8 fotos vencedoras das seletivas disputarão o grande prêmio. E, mais uma vez, quem decidirá qual a imagem que representa melhor o estado mineiro será o júri popular. Os interessados participarão pelo site do concurso e também será organizada uma votação itinerante por algumas cidades do interior do estado. A grande vencedora será anunciada em solenidade especial e o autor da foto levará como prêmio uma moderna câmera digital.

Em março, todas as 32 fotos escolhidas pela comissão julgadora nas 4 seletivas farão parte de uma revista especial que será encartada com o jornal Estado de Minas e irão compor uma exposição que retrata Minas Gerais sob os diferentes olhares apresentados no concurso.

 

Para participar do Concurso Cultural Paisagens Mineiras não precisa ser profissional em fotografia, nem residir no Estado. Basta apenas gostar de Minas, ter uma boa ideia e uma câmera na mão.

Edição 2010

No ano passado, o Paisagens Mineiras registrou mais de 6 mil inscrições, atingindo 53% das cidades do estado, aproximadamente 450 municípios. Durante todo o concurso,  foram computados mais de meio milhão de votos.

As localidades de Boa Esperança, Bichinho, Xavier Chaves, Ouro Preto, Pedro Leopoldo e Santa Rita da Jacutinga foram vencedoras nas seletivas e cada uma delas teve um instituição educacional ou assistencial contemplada com um computador. A fotografia de Santa Rita da Jacutinga foi a grande vencedora da edição 2010.  

E confirmando mais uma vez o seu compromisso em divulgar a imagem de Minas no mundo, o site oficial recebeu acessos de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e, até mesmo outros países, como Estados Unidos, Portugal, Itália, Suíça, Alemanha e Polônia.

Do hobby ao profissionalismo


Ganhar um concurso cultural que possui estas dimensões pode mudar para melhor a vida de uma pessoa. Afinal, quem não gostaria de transformar em profissão uma atividade que antes servia apenas como hobby?

Pois esta é a história do ganhador do Paisagens Mineiras 2010, Achille de Pace. O amante da fotografia, de 38 anos, decidiu tomar novo rumo a partir da vitória no Paisagens Mineiras 2010. Se mudou de Minas para o Rio de Janeiro e está realizando alguns trabalhos na área com a máquina que ganhou de prêmio do concurso “Até hoje não acredito que possuo uma máquina tão boa”, diz.

Segundo Achille, tem surgido algumas propostas de trabalho, inclusive conseguiu fotografar importantes fatos políticos. “O concurso Paisagens Mineiras mudou minha vida e percepção do que vejo. E o prêmio é um incentivo e tanto para investir nesta profissão. Tive a oportunidade de conhecer lugares onde nunca tinha estado”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts