segunda-feira, 11 de julho de 2011

JOSÉ AUGUSTO DE MELLO FERREIRA LOPES

Gente que brilha!


Há algum tempo havia um programa na saudosa Rádio Difusora da Campanha, que se chamava “Tempo Livre” apresentado pelo diretor daquela emissora Rubens Ramos de Oliveira. E toda semana o jornalista José Luiz Nogueira da Silva prestava uma homenagem a alguém da nossa sociedade que havia prestado algum serviço à comunidade, intitulado, GENTE QUE BRILHA.
Um dia ele começou assim...
O homenageado de hoje tem um amor ilimitado por este chão. Campanha é a sua alegria constante e a sua preocupação maior. Discreto, sóbrio, educado, generoso e de uma cativante solidariedade com os menos favorecidos pela sorte, José Augusto de Mello Ferreira Lopes dá permanentemente o mais comovente exemplo de dedicação e amor às crianças assistidas pela AMAE.
José Augusto, o dia que você propôs a colocar um sorriso nos lábios das crianças deficientes, condicionando-as a uma vida quase normal, você ganhou o respeito de uma cidade inteira e as bênçãos do Senhor das Almas, porque tem amparo uma criança fisicamente carente!
Tem no coração a generosidade, a humildade e o desprendimento. Valores espirituais destinados aos bons e aos justos, e é por isso que você ganha todos os dias, o sorriso das crianças, o respeito dos adultos, a proteção dos anjos e as graças de Deus.
De todas as iniciativas de José Augusto de Melo Ferreira Lopes, destacamos: a oficialização do feriado de dois de Outubro; sua luta inglória para a localização do Centro de Triagem Postal da ECT no Palmela – essa batalha você perdeu porque interesses desconhecidos e inconfessáveis foram mais fortes do que seu amor pela nossa Campanha. E a criação da AMAE em nossa cidade, cuja inauguração aconteceu dia 01 de Setembro de 1968. Essa obra, José Augusto, vai ficar para a posteridade como símbolo de um grande amor filial, porque é um presente que você deu ao seu pai, como recompensa por ele ter ensinado você a gostar tanto da Campanha. Como estou falando da AMAE um dos nossos mais ricos patrimônios, instituição modelo do Estado de Minas, não posso deixar de citar o comando seguro, eficiente, desprendido, inteligente e dedicado de Arminda Ferreira de Melo presidente da AMAE. Campanha nunca vai poder pagar a ela essa dívida de gratidão. Obrigado Arminda. E obrigado também a todos os funcionários abnegados da AMAE que dão exemplo do mais puro e dignificante de amor ao próximo.
O anonimato é a posição social preferida daqueles que repudiam a autopromoção, o egoísmo e a individualidade. E a sua vaidade é subjetiva. O que revela humildade e simplicidade, valores que definem a bondade de coração de coração e a pureza da alma. O seu profundo amor pelas coisas da Campanha é uma herança paterna. É um amor que se torna mais grandioso, porque a sua genealogia condicionou sua personalidade com os mais sublimes sentimentos humanos: Nobreza de conduta, firmeza de caráter e grandeza de propósitos. Que bom que você é assim! Conversar com você nos dá uma certa angústia porque sentimos as presenças inesquecíveis de Paulino Araújo, seu pai e do Paulo seu irmão e ficamos morrendo de saudades. Para ele Campanha foi sempre a melhor e mais bonita cidade do mundo.
José Augusto de Mello Ferreira Lopes! É enriquecedor e altamente gratificante para um ser humano, ser o fundador de uma instituição do gabarito da AMAE. E um envaidecimento natural e compreensível, mas por ser excessivamente modesto, você permitiu que essa vitória ficasse no seu subjetivo, ignorada pela maioria da população.
“Dar a César o que é de César” sempre foi o princípio que norteou minhas redações. De tudo que você fez pela nossa cidade, o mais comovente e sensibilizante, foi procurar amparar os anjos da terra para receber as bênçãos dos anjos do céu.
Fica aqui registrada a nossa homenagem, o nosso afeto e o nosso muito abrigado à José Augusto de Mello Ferreira Lopes, o Zé do Paulino por você ser tão gente. Gente que a gente gosta, porque você é realmente: gente que brilha.

RESUMO BIOGRÁFICO
José Augusto de Mello Ferreira Lopes nasceu em Campanha – MG dia 22 de Janeiro de 1918
Filho de Guiomar de Mello Ferreira Lopes e Paulino de Araújo Ferreira Lopes.
Irmão de Lourdes, Célia, Celina, Hercília, Terezinha e Paulo.
Casou-se com Clara Junqueira Ferreira Lopes dia 11 de Outubro de 1947.
Pai de Maria Helena, José Milton, Maria Célia, Maria Clara, Marcelo e Fernando.
Sogro de Sebastião Ferreira de Andrade, Reinaldo de Paula Moreira, José Severino Salgado, Rosemary Ribeiro e Rosemeire dos Santos.
Avô de Suzana, André, Alexandre, Glauber, Marco Aurélio, Igor, Fabíola, Tadeu, Olavo, Gabriel, Fernanda, Ana Clara, Ana Flávia e Guilherme.
Bis avô de Gabriela, Caio e Lívia.
Estudou na Escola da dona Tatá e depois na Escola Normal Oficial da Campanha.
Católico, devoto de São José foi Congregado Mariano durante muitos anos.
Uma pessoa de muita determinação. Durante mais de 30 anos foi fumante e percebia o quanto aquilo era ruim tanto pra ele como para as pessoas ao seu lado. Um belo dia prometeu para si mesmo, de hoje em diante não fumo mais e parou. Não foi fácil, mas com determinação, conseguiu.
Começou a trabalhar na loja de seu pai, Foto Araújo como fotógrafo e retocador. Mas esta não era a sua vocação. Logo entrou para os Correios na diretoria sediada aqui em Campanha. Nas horas de folga era corretor de seguros e vendia títulos de capitalização. Uma das maiores alegrias de sua vida foi quando teve um título de capitalização vendido por ele, sorteado e assim pode entregar uma casa a dona Geralda Bonfim.
Sempre foi muito inquieto, apesar de calmo, com relação às coisas da Campanha.
Era um empreendedor nato. No início dos anos 50 associou-se ao senhor Carlos Ribeiro e criaram a Leiteria São José, hoje Padaria São José.
Anexo à casa do senhor Ari do cinema, onde hoje se encontra a Móveis Francine, ele abriu a Casa de Móveis Estoliar.
No início dos anos 60 ele abriu a Casa Lopes, uma loja de artigos para presentes e materiais elétricos. Trabalhavam lá Bila Bianchi, Vítor Júdice de Brito e Ernane Rezende Castro. Esta loja era no prédio onde hoje está o Casarão das Peças, naquela parte de cima onde havia a auto-escola. No final dos anos 60 ele construiu com seu irmão Paulo o prédio onde ele ficou com a parte comercial e assim transferiu a loja da Rua Direita para onde hoje está a Foto Fênix.
 Ele ficava indignado de não termos o dia da cidade. Mesmo sem ser vereador, trabalhou para que fosse criado o feriado do dia da cidade em 2 de Outubro, o que aconteceu através do amigo Dr. Manoel Alves Valladão em 1972.
Nos anos 70 comprou a Farmácia do senhor Estevinho Cesarino, que se aposentou, mas continuou dando nome e trabalhando diariamente. A farmácia passou a se chamar Farmácia Santa Teresinha.
Depois de muitas viagens a Belo Horizonte contando com o apoio do deputado Carlos Eloy e do Coronel Pitalluga conseguiu para Campanha um posto de atendimento do Funrural, que funcionou durante quatro anos anexo ao Foto Araújo. O posto de atendimento só fechou porque foi encampado pelo INSS.
Mas, sem dúvida alguma, o que mais o orgulhava foi ter conseguido ao lado de muita gente boa e sensível fundar a AMAE uma escola modelo da nossa cidade. Durante vinte e dois anos, desde a sua criação ele foi o tesoureiro da entidade e frequentava a escola diariamente, não deixando que nada faltasse aos alunos e funcionários da casa.
No dia oito de Janeiro de 2010, ele partiu para uma nova dimensão, deixando um belo exemplo a ser seguido.

3 comentários:

  1. Hmm, interessante essa série de posts sobre as personalidades de Campanha.
    Continue que está muito bom.
    Muitos fatos históricos se perdem no tempo por falta de divulgação.

    ResponderExcluir
  2. Conheci e trabalhei com o senhor José na AMAE. Uma pessoa de uma integridade moral e dedicação a tudo que não se vê mais.

    ResponderExcluir
  3. Este é o meu ídolo, o cara em quem eu procuro me espelhar, para fazer um pouquinho do que ele fez por Campanha. Para quem não sabe, ele foi só o fundador da AMAE hoje APAE.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts