terça-feira, 10 de maio de 2011

O Meio Ambiente da Campanha em Boas Mãos

Tenho o maior orgulho de ter tido um ato meu servido de exemplo para a nossa cidade, depois de 10 anos recolhendo em minha loja, pilhas e baterias usadas. 
José Milton

PROGRAMA PAPA PILHAS

JUSTIFICATIVA DO PROGRAMA
            O Projeto PAPA PILHAS surgiu da necessidade de conscientizar a população campanhense das conseqüências geradas pelo descarte de pilhas e baterias em lixões e aterros sanitários.
As pilhas possuem varias formações químicas, como os três metais pesadas: chumbo, cádmio e mercúrio, além de manganês, cobre, níquel, cromo e zinco. Por isso, pilhas e baterias representam hoje um sério problema ambiental.
Os metais pesados, porém, nunca se degradam. Em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais. Com as chuvas, penetram no solo e chegam às águas subterrâneas, atingindo córregos e riachos. Esta água contaminada chega à cadeia alimentar humana por meio da irrigação agrícola ou do consumo direto.

METODOLOGIA
            As pilhas e baterias usadas serão recolhidas pelos comerciantes em garrafas PET, porque o plástico é o único material que não é corroído pelos elementos químicos das pilhas e baterias. Quando for necessário o comerciante entrará em contato com o Departamento de Meio Ambiente e será providenciado o recolhimento e novo recipiente será deixado no local. Da mesma forma, será feito nas escolas e demais estabelecimentos que aderirem ao programa.
As pilhas e baterias recolhidas serão acondicionadas em recipientes plásticos no galpão do almoxarifado da Prefeitura seguindo orientações técnicas como o não contato direto com o solo, iluminação e umidade.

DESTINAÇÃO DAS PILHAS E BATERIAS USADAS
                        Foi feito um acordo com a empresa SUSAKIM (a única recicladora de pilhas do Brasil) da cidade de São Paulo, onde todos os elementos químicos de composição das pilhas e baterias são aquecidos a 1500º (para retirar a toxidez) e transformados em corantes para a cerâmica.

DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA
                        A divulgação do projeto será feita por meio da Rádio Ação FM, Jornal da Câmara, por e-mail, informativos e site da Prefeitura.  Além de campanhas educativas que serão realizadas nas escolas das zonas urbana e rural.
FERNANDO ANTONIO NANI CARVALHO
Chefe do Departamento
Municipal de Meio Ambiente
Especialização PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Campanha – MG, 4 de fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts