sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mantiqueira + Geociclo = GEOMAN. O Meio Ambiente agradece.



O esterco de galinhas que era um grande problema para a Fazenda Mantiqueira, acabou sendo a solução para a Geociclo. E na parceria destas duas empresas, acabou surgindo o GEOMAN um fertilizante que vai revolucionar o mercado. O meio ambiente agradece.




Fertilizante reduz em até 20% custo de fertilização e aumenta produtividade

noticias :: Por Editor em 20/05/2011 :: imprimir   pdf   enviar   celular
.

Fertilizante reduz em até 20% custo de fertilização e aumenta produtividade:
Créditos: Divulgação
A Geociclo Biotecnologia, empresa de soluções ambientais, e a Granja Mantiqueira apresentaram ao mercado, no dia 18 de maio de 2011, os resultados dos fertilizantes fabricados a partir da biodegradação acelerada de resíduos orgânicos e minerais. Durante o evento, batizado de Dia de Campo, realizado em Santana da Vargem (MG), foram feitas visitas por três estações de plantio de milho onde foi empregado o fertilizante organomineral da Geoman, marca criada a partir da parceria entre as duas empresas

Fertilizante reduz em até 20% custo de fertilização e aumenta produtividade

Entre os principais diferenciais do produto estão o aumento da produtividade e a redução do custo direto de fertilização, já que é possível aplicar uma dosagem menor de NPK por hectare com um desempenho superior. Isso ocorre, dentre outros, por reter e facilitar a absorção de nutrientes slow release, evitando assim que haja perda dos nutrientes por lixiviação, o que também previne a contaminação de rios e lagos.


Fertilizante reduz em até 20% custo de fertilização e aumenta produtividade: Testes agronômicos indicam o ganho de produtividade obtido com o produto
Créditos: Divulgação
O fertilizante organomineral da Geoman vem demonstrando resultados muito satisfatórios. Testes agronômicos acompanhados por técnicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) indicam o ganho de produtividade obtido com o produto. Com a aplicação de uma dosagem de 400kg/ha de fertilizante mineral (dose de NPK 52-132-00), comumente empregado nas lavouras no Brasil, foi possível produzir 12,9 ton/ha de milho. Já com o fertilizante OM da Geoman com 55% da dose de NPK (dose de NPK 28-72-00), chegou-se a 13,7 ton/ha.

O controle de qualidade e padronização do produto final são outras vantagens do fertilizante produzido pela companhia. "Hoje, os fertilizantes orgânicos e organominerais produzidos no país são concebidos de forma artesanal, o que não permite ao produtor assegurar que lotes diferentes tenham as mesmas quantidades de nutrientes e micronutrientes. Como a Geoman tem acesso a um grande volume de matéria-prima, é possível garantir continuidade na produção. Além disso, com o monitoramento minucioso de todo o processo, desde a compostagem até a produção do fertilizante, asseguramos um produto de qualidade superior ao encontrado hoje no mercado", analisa Kenedy Carvalho, diretor operacional da Geociclo.


Fertilizante reduz em até 20% custo de fertilização e aumenta produtividade: Nos testes é visível a diferença dos resultados entre os tipos de adubação utilizados
Créditos: Divulgação
Veja quais são as vantagens do produto: aumenta a população de microorganismo benéficos ao solo e plantas; reduz o custo direto de fertilização em até 20% em relação à fertilização mineral; aumenta a produtividade; retém e facilita a absorção de nutrientes slow release; previne a contaminação de rios e lagos por não permitir a lixiviação provocada por produtos químicos utilizados na agricultura; protege o solo da salinização por altos níveis de fertilização mineral.

Outras vantagens são: apresenta simultaneamente elevado teor de NPK e matéria orgânica compostada; propriedades mecânicas superiores (dureza, geração de pó, densidade, uniformidade); diminui a lixiviação de nutrientes minerais; quelatiza nutrientes e liga os elementos à matéria orgânica do solo; desagrega as argilas em solos compactados; dá coesão aos solos arenosos; aumenta a capacidade de troca catiônica (CTC); facilita o transporte de nutrientes até as raízes das plantas; tem efeito quelante sobre Fe, Mn, Zn, e Cu; e, previne a erosão do solo.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

Resultado de três anos de intensa pesquisa, a tecnologia de biodegradação acelerada desenvolvida pela Geociclo Biotecnologia é capaz de tratar resíduos orgânicos de diversas fontes, como lodo de estações de tratamento de frigoríficos, esterco de origem animal, torta de filtração e cinzas de caldeira, bagaço de cana, serragem, cama de aviários, resíduos urbanos orgânicos, entre outros, transformando-os em fertilizantes orgânicos e organominerais de alto valor agregado.

Os bioaceleradores são compostos por fungos e bactérias naturais acrescidos de nutrientes básicos para seu desenvolvimento. Esse conjunto promove a redução do nível de carbono orgânico e relação da C/N, a estabilização do composto e a eliminação do mau cheiro. A tecnologia é capaz de reduzir em 100 dias o processo de compostagem, gerando um fertilizante organomineral em cerca 20 dias. Desta forma, a produção em escala do produto torna-se possível, o que não acontece atualmente, já que a solução tradicional – compostagem natural – dura, em média, 120 dias.

Desta forma, o que a Geociclo propõe é uma solução integrada, que abrange todo o ciclo produtivo. A empresa analisa e planeja soluções personalizadas de acordo com o resíduo gerado e com o tipo de atividade do cliente. Este processo envolve a análise dos resíduos, o desenvolvimento da estrutura de engenharia, fabricação e a venda do fertilizante.

"Alguns clientes precisam apenas dar um destino correto aos seus resíduos. Em outros casos, a utilização, em suas atividades, do próprio fertilizante produzido, leva à redução dos custos com a aquisição do fertilizante mineral. Além disso, a aplicação de fertilizantes orgânicos e organominerais oferece vantagens agronômicas significativas. Analisamos cada caso individualmente, e desenvolvemos soluções específicas para cada cliente", explica Ernani Judice, diretor da Geoman.

A EMPRESA

A Geoman Fertilizantes é fruto da parceria entre a Granja Mantiqueira e a Geociclo Biotecnologia fundada pelo carioca Olavo Monteiro de Carvalho, presidente do Conselho do Grupo Monteiro Aranha, um dos mais importantes grupos empresariais do país. A nova empresa aproveita a tecnologia da segunda e os resíduos orgânicos gerados pela primeira, transformando-os em fertilizantes organominerais. A Geoman contará com duas fábricas: em Campanha (MG) e Primavera do Leste (MT).

A unidade de Minas Gerais terá capacidade para transformar 300 ton/dia de esterco de galinha em 200 ton/dia de fertilizante OM. Já a fábrica do Mato Grosso processará 400 ton/dia de esterco, transformando-os em 300 ton/dia de fertilizante OM. Até o fim de 2012, as duas unidades estarão em operação e produzirão 170.000 ton/dia do material.

O fertilizante organomineral da Geoman chegará ao mercado nos próximos meses.

FONTE

Monte Castelo Ideias
Bruna Coutinho - Jornalista
Telefone: (21) 3232-4600

3 comentários:

  1. como faço para entrar em contato com a geoman fertilizantes em campanha/mg? quero comprar fertilizante orgânico para café. Sou de Carmo de Minas/mg. Estou a 50 Km de campanha.

    ResponderExcluir
  2. Quero saber preço e como comprar o adubo para pastagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telefone para contato (35) 3261-1149 - Falar com Alexandra para direciona-lo ao setor de vendas.

      Excluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts