terça-feira, 10 de maio de 2011

Mais uma boa do Meio Ambiente da Campanha

Se não tem sangue, corrupção, droga... a impressa não divulga.
Ainda bem que agora temos este meio de comunicação para reconhecer e divulgar o que é bom.
José Milton 
PRGRAMA DE ADESÃO AO PROJETO DA PREFEITURA

MUNICIPAL – SECRETARIA  MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE  E  A
 EMPRESA
BIOBRAS DIESEL LTDA

PLANO DE AÇÃO: RECOLHIMENTO DE ÓLEO DE COZINHA
OBJETIVO
            Recolhimento do óleo de cozinha usado de residências, comércios, entidades filantrópicas, clubes, bares, restaurantes e festas religiosas.
METODOLOGIA
            O óleo de cozinha usado será guardado pelos locais acima mencionados e a empresa BIOBRAS DIESEL LTDA fará o recolhimento sem gastos para Prefeitura.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará várias parcerias para que o programa de recolhimento do óleo de cozinha seja feito em postos pré – estabelecidos. A coleta será nas zonas urbana e rural do município.
A conscientização ambiental da necessidade do descarte correto do óleo de cozinha será feito pela empresa BIOBRAS DIESEL LTDA e pelos Departamentos da Prefeitura que utilizarão os meios de comunicação disponíveis.
As parcerias serão: Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde e Vigilância Sanitária.
            A participação da Secretaria de Saúde será de conscientização através dos PSF. Onde há visitas nas residências urbanas e onde haverá conscientização ambiental.
            Outras parcerias serão acertadas para que a coleta ocorra juntamente com desenvolvimento da Educação Ambiental, sendo entidades e empresas da cidade.
A empresa BIOBRAS DIESEL LTDA fará palestras para conscientização da necessidade do recolhimento do óleo de cozinha usado e que o mesmo será transformado em biocombustível.
As palestras serão feitas nos locais pré – estabelecidos e de acordo com a necessidade de conscientização ambiental.
            Os meios de comunicação utilizados para a conscientização ambiental serão: jornais, programas da rádio, site da Prefeitura e palestras feitas pela empresa BIOBRAS DIESEL LTDA.
JUSTIFICATIVA
            O óleo de cozinha de consumo em todas as residências, bares, restaurantes e similares estão sendo descartados de maneira indevida na rede de captação da COPASA e de esgoto.
Há muitas pessoas que o utiliza para a fabricação do sabão. Este procedimento traz benefícios para quem o faz como o descarte do óleo além de serem vendidos a preços de fabricação, ou seja, é fonte de renda para as famílias.
Mas é necessário o descarte adequado para atender a legislação vigente e proteger as instalações hidráulicas das casas, além de proteção natural contra entupimento das caixas de gordura.
A empresa pode disponibilizar a glicerina, subproduto do biodisel,  porém este material transformado em sabão não pode ser usado na lavagem de louças. 
Fará o controle dos centros de arrecadação e a distribuição da glicerina.
CONCLUSÕES
            Este programa precisa ser implantado em parceria entre os Departamentos Municipais e empresas da cidade para que a ação conscientizadora atenda os objetivos e que o volume de óleo arrecadado  junto à população seja de volume adequado e coerente com as necessidades do momento.
            Este programa atendo às exigências ambientais brasileiras no tocante à proteção de resíduos sólidos urbanos e a Prefeitura ainda carece de legislação específica para esta ação.

                                           FERNANDO ANTONIO NANI CARVALHO
Chefe Departamento de Meio Ambiente
Especialização PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts