sábado, 21 de maio de 2011

Fertilizante GEOMAN será produzido em Campanha



Fertilizante reduz em até 20% custo de fertilização e aumenta produtividade: Testes agronômicos indicam o ganho de produtividade obtido com o produto
Créditos: Divulgação
O fertilizante organomineral da Geoman vem demonstrando resultados muito satisfatórios. Testes agronômicos acompanhados por técnicos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) indicam o ganho de produtividade obtido com o produto. Com a aplicação de uma dosagem de 400kg/ha de fertilizante mineral (dose de NPK 52-132-00), comumente empregado nas lavouras no Brasil, foi possível produzir 12,9 ton/ha de milho. Já com o fertilizante OM da Geoman com 55% da dose de NPK (dose de NPK 28-72-00), chegou-se a 13,7 ton/ha.

O controle de qualidade e padronização do produto final são outras vantagens do fertilizante produzido pela companhia. "Hoje, os fertilizantes orgânicos e organominerais produzidos no país são concebidos de forma artesanal, o que não permite ao produtor assegurar que lotes diferentes tenham as mesmas quantidades de nutrientes e micronutrientes. Como a Geoman tem acesso a um grande volume de matéria-prima, é possível garantir continuidade na produção. Além disso, com o monitoramento minucioso de todo o processo, desde a compostagem até a produção do fertilizante, asseguramos um produto de qualidade superior ao encontrado hoje no mercado", analisa Kenedy Carvalho, diretor operacional da Geociclo.


Fertilizante reduz em até 20% custo de fertilização e aumenta produtividade: Nos testes é visível a diferença dos resultados entre os tipos de adubação utilizados
Créditos: Divulgação
Veja quais são as vantagens do produto: aumenta a população de microorganismo benéficos ao solo e plantas; reduz o custo direto de fertilização em até 20% em relação à fertilização mineral; aumenta a produtividade; retém e facilita a absorção de nutrientes slow release; previne a contaminação de rios e lagos por não permitir a lixiviação provocada por produtos químicos utilizados na agricultura; protege o solo da salinização por altos níveis de fertilização mineral.

Outras vantagens são: apresenta simultaneamente elevado teor de NPK e matéria orgânica compostada; propriedades mecânicas superiores (dureza, geração de pó, densidade, uniformidade); diminui a lixiviação de nutrientes minerais; quelatiza nutrientes e liga os elementos à matéria orgânica do solo; desagrega as argilas em solos compactados; dá coesão aos solos arenosos; aumenta a capacidade de troca catiônica (CTC); facilita o transporte de nutrientes até as raízes das plantas; tem efeito quelante sobre Fe, Mn, Zn, e Cu; e, previne a erosão do solo.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

Resultado de três anos de intensa pesquisa, a tecnologia de biodegradação acelerada desenvolvida pela Geociclo Biotecnologia é capaz de tratar resíduos orgânicos de diversas fontes, como lodo de estações de tratamento de frigoríficos, esterco de origem animal, torta de filtração e cinzas de caldeira, bagaço de cana, serragem, cama de aviários, resíduos urbanos orgânicos, entre outros, transformando-os em fertilizantes orgânicos e organominerais de alto valor agregado.

Os bioaceleradores são compostos por fungos e bactérias naturais acrescidos de nutrientes básicos para seu desenvolvimento. Esse conjunto promove a redução do nível de carbono orgânico e relação da C/N, a estabilização do composto e a eliminação do mau cheiro. A tecnologia é capaz de reduzir em 100 dias o processo de compostagem, gerando um fertilizante organomineral em cerca 20 dias. Desta forma, a produção em escala do produto torna-se possível, o que não acontece atualmente, já que a solução tradicional - compostagem natural - dura, em média, 120 dias.

Desta forma, o que a Geociclo propõe é uma solução integrada, que abrange todo o ciclo produtivo. A empresa analisa e planeja soluções personalizadas de acordo com o resíduo gerado e com o tipo de atividade do cliente. Este processo envolve a análise dos resíduos, o desenvolvimento da estrutura de engenharia, fabricação e a venda do fertilizante.

"Alguns clientes precisam apenas dar um destino correto aos seus resíduos. Em outros casos, a utilização, em suas atividades, do próprio fertilizante produzido, leva à redução dos custos com a aquisição do fertilizante mineral. Além disso, a aplicação de fertilizantes orgânicos e organominerais oferece vantagens agronômicas significativas. Analisamos cada caso individualmente, e desenvolvemos soluções específicas para cada cliente", explica Ernani Judice, diretor da Geoman.

A EMPRESA

A Geoman Fertilizantes é fruto da parceria entre a Granja Mantiqueira e a Geociclo Biotecnologia fundada pelo carioca Olavo Monteiro de Carvalho, presidente do Conselho do Grupo Monteiro Aranha, um dos mais importantes grupos empresariais do país. A nova empresa aproveita a tecnologia da segunda e os resíduos orgânicos gerados pela primeira, transformando-os em fertilizantes organominerais. A Geoman contará com duas fábricas: em Campanha (MG) e Primavera do Leste (MT).

A unidade de Minas Gerais terá capacidade para transformar 300 ton/dia de esterco de galinha em 200 ton/dia de fertilizante OM. Já a fábrica do Mato Grosso processará 400 ton/dia de esterco, transformando-os em 300 ton/dia de fertilizante OM. Até o fim de 2012, as duas unidades estarão em operação e produzirão 170.000 ton/dia do material.

O fertilizante organomineral da Geoman chegará ao mercado nos próximos meses.

2 comentários:

  1. preciso saber se a Geoman Fertilizantes já lançou no mercado o fertilizante orgânico para café. não tenho como entrar em contato com a Geoman. quero um número de telefone, por favor!

    ResponderExcluir
  2. Procuro por estágio nesta conceituada empresa. Estou cursando quinto ano Engenharia de Bio Processos pela UFSJ. Sou de Campanha Minas Gerais resido na cidade de Três Corações. Acredito que será de grande importância meus conhecimentos adquiridos. Queria um contato para enviar meu curriculun para análise. Meu nome Denise Oliveira meus email denisedavini@bol.com.br ou neura47oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts